Resumo:
O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ESTUDAR COMO ALUNOS ADOLESCENTES DO CEFET-PA ESCOLHEM CARREIRAS TÉCNICAS, E QUAL A PARTICIPAÇÃO DA INSTITUIÇÃO NESSE PROCESSO. TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E DA VIDA ADULTA PRODUTIVA, QUE UTILIZA COMO REFERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA AS IDÉIAS DE AUTONOMIA PRESENTES NAS ELABORAÇÕES DE SEVE (1989) SOBRE SUBJETIVIDADE HUMANA E OS ENTENDIMENTOS DE FERRETTI (1988) SOBRE OS PROCESSOS DE ESCOLHA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS COM ROTEIRO SEMI-ESTRUTURADO E APLICADO A SEIS ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES. O TRATAMENTO DOS DADOS DEU-SE PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO. O RESULTADO FOI A IDENTIFICAÇÃO DE TRÊS CATEGORIAS EMERGENTES EM SEUS DISCURSOS: OS DETERMINANTES DA ESCOLHA, A PROFISSÃO E A ESCOLA, ELEMENTOS COM OS QUAIS AS TRAJETÓRIAS DE ESCOLHA DOS ALUNOS FORAM RECONSTRUÍDAS, INDICANDO SUA DIMENSÃO HISTÓRICO-SOCIAL E REVELANDO ENTENDIMENTOS DO PAPEL INSTITUCIONAL SOBRE TAIS TRAJETÓRIAS.