DSpace/Manakin Repository

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E QUALIDADE DE ENSINO: TRAÇANDO UM PERFIL SOCIOGRÁFICO DOS ESTUDANTES DA EAF-ALEGRE, ES

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor PAULA, Lucilia Augusta Lino De pt_BR
dc.contributor.author FREITAS, Sonia Maria Pereira pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:37:53Z
dc.date.available 2009-03-14T18:37:53Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2006
dc.description BIBLIOTECA DA UFRRJ pt_BR
dc.description.abstract ESTA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES E OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO FAMILIAR DOS JOVENS QUE INGRESSAM NA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE ALEGRE, ANALISOU, MEDIANTE A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, COMO AS CARACTERÍSTICAS INSTITUCIONAIS E FAMILIARES INTERAGEM NA PRODUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR. A INVESTIGAÇÃO PERMITIU ANALISAR, CONCOMITANTEMENTE, OS CONTEXTOS MICRO E MACROSSOCIAIS QUE COMPÕEM AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DOS ESTUDANTES, MARCADAS, FORTEMENTE, PELA ESPECIFICIDADE RURAL/URBANA. UMA DAS METAS DA PESQUISA FOI A CARACTERIZAÇÃO DA EAFA DE ACORDO COM SEU PROJETO INSTITUCIONAL, CORPO DOCENTE E CLIENTELA, TRAÇANDO, ASSIM, UM PERFIL SOCIOGRÁFICO DOS ATORES ENVOLVIDOS, FOCALIZANDO A INTERAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E AS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS SOCIOEDUCATIVAS DAS FAMÍLIAS E DA INSTITUIÇÃO. A ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO PERTINENTE, DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA ESCOLA INVESTIGADA PÔDE AMPLIAR A COMPREENSÃO DOS LIMITES E POSSIBILIDADES DA REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM CURSO E A COMPREENSÃO SOBRE A ?APARENTE? CONTRADIÇÃO ENTRE OS OBJETIVOS DA ESCOLA E OS DA CLIENTELA, CARÁTER TERMINAL E PROFISSIONALIZANTE VERSUS CARÁTER PROPEDÊUTICO. ESSA INVESTIGAÇÃO FORNECEU SUBSÍDIOS PARA A INTERPRETAÇÃO DO ?SUCESSO? OU ?FRACASSO? ESCOLAR DOS ALUNOS, BEM COMO, AQUILATOU O VALOR EFETIVAMENTE AGREGADO POR TAL ESCOLA, OU SEJA, O EFEITO-ESCOLA NA PRODUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE SUCESSO. pt_BR
dc.format.extent 614324 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO pt_BR
dc.subject QUALIDADE DE ENSINO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO AGRÍCOLA pt_BR
dc.subject TRAJETÓRIA ESCOLAR pt_BR
dc.subject.other JOVENS, ESCOLA E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other ESCOLA E TRABALHO - os jovens alunos do ensino técnico pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E QUALIDADE DE ENSINO: TRAÇANDO UM PERFIL SOCIOGRÁFICO DOS ESTUDANTES DA EAF-ALEGRE, ES pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto