Abstract:
O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA É ANALISAR OS TEXTOS LEGAIS QUE ESTABELECERAM DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NO RIO DE JANEIRO NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1971 E 1982 E, BUSCAR NOS DEPOIMENTOS DE ALUNOS E PROFESSORES DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DA ÁREA URBANA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO DE QUE MODO ESTES TERIAM LIDADO COM A CIDADANIA E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DENTRO DESSAS UNIDADES EDUCAIONAIS, NO CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO DA DITADURA MILITAR. UTILIZAMOS COMO RECURSO METODOLÓGICO O EXAME DOS TEXTOS LEGAIS E AS FONTES ORAIS. ATRAVÉS DA FALA DOS ENTREVISTADOS, BUSCAMOS ENFOCAR COMO A INTERVENÇÃO DO ESTADO SOBRE A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PÚBLICA NA ÉPOCA FOI PERCEBIDA E VIVENCIADA NO INTERIOR DA ESCOLA E QUE PARADIGMAS ESTARIAM REFLETIDOS NAS LEIS E NO DISCURSO DOS ATORES SOCIAIS. O ESTUDO REALIZADO PERMITIU VERMOS A EDUCAÇÃO PÚBLICA SECUNDÁRIA COMO UM LUGAR DE INTERAÇÕES ENTRE OS SUJEITOS, RESULTANDO EM ASPECTOS DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA REFLETIDOS EM SEUS DISCURSOS.