DSpace Repository

ABRINDO ELOS DA CADEIA: LEIS, PARADIGMAS E VOZES DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO (1971-1982)

Show simple item record

dc.contributor.advisor SIQUEIRA, Sonia Apparecida De pt_BR
dc.contributor.author PORTILHO, Lydia Regina De Faria Rocha pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:35:31Z
dc.date.available 2009-03-14T18:35:31Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1941
dc.description UERJ - BIBLIOTECA CEH/A pt_BR
dc.description.abstract O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA É ANALISAR OS TEXTOS LEGAIS QUE ESTABELECERAM DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NO RIO DE JANEIRO NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1971 E 1982 E, BUSCAR NOS DEPOIMENTOS DE ALUNOS E PROFESSORES DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DA ÁREA URBANA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO DE QUE MODO ESTES TERIAM LIDADO COM A CIDADANIA E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DENTRO DESSAS UNIDADES EDUCAIONAIS, NO CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO DA DITADURA MILITAR. UTILIZAMOS COMO RECURSO METODOLÓGICO O EXAME DOS TEXTOS LEGAIS E AS FONTES ORAIS. ATRAVÉS DA FALA DOS ENTREVISTADOS, BUSCAMOS ENFOCAR COMO A INTERVENÇÃO DO ESTADO SOBRE A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PÚBLICA NA ÉPOCA FOI PERCEBIDA E VIVENCIADA NO INTERIOR DA ESCOLA E QUE PARADIGMAS ESTARIAM REFLETIDOS NAS LEIS E NO DISCURSO DOS ATORES SOCIAIS. O ESTUDO REALIZADO PERMITIU VERMOS A EDUCAÇÃO PÚBLICA SECUNDÁRIA COMO UM LUGAR DE INTERAÇÕES ENTRE OS SUJEITOS, RESULTANDO EM ASPECTOS DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA REFLETIDOS EM SEUS DISCURSOS. pt_BR
dc.format.extent 499984 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ pt_BR
dc.subject ENSINO PÚBLICO pt_BR
dc.subject ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.subject.other ESTUDOS HISTÓRICOS SOBRE JUVENTUDE pt_BR
dc.title ABRINDO ELOS DA CADEIA: LEIS, PARADIGMAS E VOZES DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO (1971-1982) pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context