dc.contributor.advisor |
SIQUEIRA, Sonia Apparecida De |
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dc.contributor.author |
PORTILHO, Lydia Regina De Faria Rocha |
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dc.coverage.spatial |
RJ |
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dc.date.accessioned |
2009-03-14T18:35:31Z |
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dc.date.available |
2009-03-14T18:35:31Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
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dc.identifier |
Mestrado |
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dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
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dc.identifier |
MISTO |
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dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1941 |
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dc.description |
UERJ - BIBLIOTECA CEH/A |
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dc.description.abstract |
O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA É ANALISAR OS TEXTOS LEGAIS QUE ESTABELECERAM DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NO RIO DE JANEIRO NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1971 E 1982 E, BUSCAR NOS DEPOIMENTOS DE ALUNOS E PROFESSORES DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DA ÁREA URBANA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO DE QUE MODO ESTES TERIAM LIDADO COM A CIDADANIA E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DENTRO DESSAS UNIDADES EDUCAIONAIS, NO CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO DA DITADURA MILITAR. UTILIZAMOS COMO RECURSO METODOLÓGICO O EXAME DOS TEXTOS LEGAIS E AS FONTES ORAIS. ATRAVÉS DA FALA DOS ENTREVISTADOS, BUSCAMOS ENFOCAR COMO A INTERVENÇÃO DO ESTADO SOBRE A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PÚBLICA NA ÉPOCA FOI PERCEBIDA E VIVENCIADA NO INTERIOR DA ESCOLA E QUE PARADIGMAS ESTARIAM REFLETIDOS NAS LEIS E NO DISCURSO DOS ATORES SOCIAIS. O ESTUDO REALIZADO PERMITIU VERMOS A EDUCAÇÃO PÚBLICA SECUNDÁRIA COMO UM LUGAR DE INTERAÇÕES ENTRE OS SUJEITOS, RESULTANDO EM ASPECTOS DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA REFLETIDOS EM SEUS DISCURSOS. |
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dc.format.extent |
499984 bytes |
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dc.format.mimetype |
application/pdf |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ |
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dc.subject |
ENSINO PÚBLICO |
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dc.subject |
ENSINO MÉDIO |
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dc.subject.other |
ESTUDOS HISTÓRICOS SOBRE JUVENTUDE |
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dc.title |
ABRINDO ELOS DA CADEIA: LEIS, PARADIGMAS E VOZES DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO (1971-1982) |
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