Resumo:
ESTE ESTUDO VISA APREENDER COMO E EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS FAMÍLIAS FORMADAS POR CASAIS DE DIFERENTES ORIGENS ÉTNICO/RACIAIS, SENDO UM NEGRO E OUTRO BRANCO, PREPARAM E/OU AUXILIAM SEUS FILHOS, A ENFRENTAR AS DISCRIMINAÇÕES QUE POSSAM SOFRER EM DECORRÊNCIA DO RACISMO CONTRA NEGROS. PARA TANTO, FORAM ENTREVISTADO, PAIS, MÃES E OS FILHOS DE DUAS FAMÍLIAS INTER-RACIAIS, PERFAZENDO UM TOTAL DE SETE ENTREVISTAS. TENTAMOS APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS SOBRE SOCIALIZAÇÃO DOS FILHOS MESTIÇOS EM FAMÍLIAS INTER-RACIAIS, A PARTIR DAS FALAS DO PAI E DA MÃE, E DO PRÓPRIO FILHO. OS DADOS OBTIDOS E ANALISADOS PERMITEM CONCLUIR QUE AS FAMÍLIAS SE VALEM DE ALGUMAS ESTRATÉGIAS QUE AUXILIAR OS FILHOS A ENFRENTAR O PROBLEMA DO RACISMO E DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL, APESAR DAS DIFICULDADES PARA ELABORÁ-LAS, E DE ISTO NÃO SE CONSTITUIR, PELO MENOS APARENTEMENTE, EM PRIORIDADE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS. NO ENTANTO, PÔDE-SE OBSERVAR QUE HÁ ORIENTAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO PERTENCIMENTO RACIAL E PARA OS POSSÍVEIS ATOS DISCRIMINATÓRIOS QUE OS FILHOS PODERÃO VIR A SOFRER. DESSE MODO A ORIENTAÇÃO ESTÁ ASSOCIADA ÀS EXPERIÊNCIAS DISCRIMINATÓRIAS VIVENCIADAS PELOS FILHOS, NA FAMÍLIA MAIS AMPLA, NA ESCOLA, NA RUA, EM CLUBES, PRENDENDO-SE TAMBÉM A FORTES LAÇOS AFETIVOS.