Abstract:
RADIOGRAFANDO O CENÁRIO NACIONAL, A CADA DIA, EMERGEM INICIATIVAS DE LIDERANÇAS NEGRAS QUE VEM DESPONTANDO COMO UMA NOVIDADE PARA SUPERAR AS DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES ENTRE BRANCOS E NEGROS NO BRASIL. ENTRE ESTAS INICIATIVAS OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES TÊM DEMARCADO ESPAÇO NA SOCIEDADE E NA VIDA DE ALUNOS "NEGROS E CARENTES" DANDO-LHES UMA OPORTUNIDADE DE REVER SEUS ESTUDOS RUMO AO INGRESSO NA UNIVERSIDADE. NESSE SENTIDO, A DISSERTAÇÃO SE PROPÕE A APRESENTAR, INFORMAR, RELATAR E DISCUTIR AS INICIATIVAS DESENVOLVIDAS EM DOIS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES PARA "NEGROS E CARENTES" EM PORTO ALEGRE - RS. OBSERVANDO E ENTREVISTANDO A COORDENAÇÃO, PROFESSORES E PROFESSORAS, E, ALUNAS E ALUNOS, COMBINA OS DADOS COLETADOS NUMA PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA, COM AS IDÉIAS DE AUTORES QUE TRABALHAM TEMAS: RAÇA, RACISMO, DISCRIMINAÇÃO E AÇÃO AFIRMATIVA. TAIS DADOS FIZERAM SENTIDO PARA CORROBORAR E REAFIRMAR O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO QUE OS NEGROS SOFREM NA ATUAL SOCIEDADE E, AO MESMO TEMPO, AS AÇÕES QUE AS LIDERANÇAS NEGRAS VÊM PROPONDO PARA SUPERAR ESSE TABULEIRO SOCIAL. ESTAS AÇÕES ESTRATÉGICAS TEM CONQUISTADO ESPAÇOS E DIREITOS NO CAMPO PROFISSIONAL E INTELECTUAL DO PAÍS. IMPLICAM RECONHECER AVANÇOS NA AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DA POPULAÇÃO NEGRA E NA DIFUSÃO, MESMO QUE LENTA E GRADATIVA DO SEU EXERCÍCIO DA CIDADANIA. OS CURSOS APRESENTAM, EM SUA ORGANIZAÇÃO, DISCIPLINAS PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EXIGIDOS NO EXAME VESTIBULAR, QUE PRIMAM POR UMA FORMAÇÃO DE CUNHO RACIAL E SOCIAL, PERSONALIZADAS PARA ALCANÇAR ESTES OBJETIVOS, O QUE ACARRETA A SOCIALIZAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS.