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Pertencimento étnico-racial e ensino de História

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dc.contributor.advisor SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves E pt_BR
dc.contributor.author ANDRADE, Paulo Sérgio De pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:31:28Z
dc.date.available 2009-03-14T18:31:28Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1702
dc.description Biblioteca Comunitária da UFSCar pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa está relacionada às influências do ensino de História na construção do pertencimento étnico-racial e nas relações entre negros e brancos. Teve como participantes quatro ex-alunos afrodescendentes de um projeto de ação afirmativa, realizado na cidade de São Carlos-SP, que visava preparar estudantes para o exame vestibular. Esta pesquisa foi realizada, orientando-se pela seguinte questão de pesquisa: o ensino de História contribui para afirmação/negação ao pertencimento racial de estudantes negros e carentes em cursinho pré-vestibular? O estudo parte de observações feitas pelo pesquisador, responsável pelas disciplinas de História e Geografia nesse projeto, e teve por objetivos verificar se o ensino de História interfere na autoestima e identidade de alunos afrodescendentes, levando-os à não aceitação de seu pertencimento étnico-racial, o que é reproduzido na sociedade. Realizaram-se conversas sistemáticas com duas ex-alunas e dois ex-alunos, estudantes do projeto de ação afirmativa, que se desenvolveu no período entre 2002 e 2003, com recursos da Fundação Ford, vinculado ao Departamento de Física da USP, campus São Carlos - São Paulo, com o objetivo de facilitar o acesso e permanência de alunos negros e carentes na universidade pública, e de rebater situações de preconceitos, discriminações e racismo fortalecidos por ideologias que se fazem presentes ao longo do fazer histórico brasileiro. Constatou-se que, com a integração dos jovens ao projeto em pauta, houve favorecimento para que estes assumissem o pertencimento étnico-racial com o qual se identificavam, sentindo-se fortificados quando se identificaram como negros. Passaram a rebater atitudes racistas e discriminatórias sofridas no cotidiano, tiveram ainda o favorecimento da autoestima e identidade, a partir do momento em que se reconheceram como fazedores de culturas e agentes ativos no fazer da História, da História brasileira. pt_BR
dc.format.extent 1664828 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de São Carlos pt_BR
dc.subject PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL pt_BR
dc.subject ENSINO DE HISTÓRIA pt_BR
dc.title Pertencimento étnico-racial e ensino de História pt_BR


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