DSpace Repository

PERTENCIMENTO ÉTNICO RACIAL E ENSINO DE HISTÓRIA

Show simple item record

dc.contributor.advisor SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves E pt_BR
dc.contributor.author ANDRADE, Paulo Sérgio De pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:31:28Z
dc.date.available 2009-03-14T18:31:28Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1702
dc.description BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR pt_BR
dc.description.abstract ESTA PESQUISA ESTÁ RELACIONADA ÀS INFLUÊNCIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DO PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL E NAS RELAÇÕES ENTRE NEGROS E BRANCOS. TEVE COMO PARTICIPANTES QUATRO EX-ALUNOS AFRO-DESCENDENTES DE UM PROJETO DE AÇÃO AFIRMATIVA, REALIZADO NA CIDADE DE SÃO CARLOS-SP, QUE VISAVA PREPARAR ESTUDANTES PARA O EXAME VESTIBULAR. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA, ORIENTANDO-SE PELA SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA: O ENSINO DE HISTÓRIA CONTRIBUI PARA AFIRMAÇÃO/NEGAÇÃO AO PERTENCIMENTO RACIAL DE ESTUDANTES NEGROS E CARENTES EM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR? O ESTUDO PARTE DE OBSERVAÇÕES FEITAS PELO PESQUISADOR, RESPONSÁVEL PELAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NESSE PROJETO. E TEVE POR OBJETIVOS DE VERIFICAR SE O ENSINO DE HISTÓRIA INTERFERE NA AUTO-ESTIMA E IDENTIDADE DE ALUNOS AFRO-DESCENDENTES, LEVANDO-OS A NÃO ACEITAÇÃO DE SEU PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL, O QUE É REPRODUZIDO NA SOCIEDADE. REALIZOU-SE CONVERSAS SISTEMÁTICAS COM DUAS EX-ALUNAS E DOIS EX-ALUNOS, ESTUDANTES DO PROJETO DE AÇÃO AFIRMATIVA, QUE SE DESENVOLVEU NO PERÍODO ENTRE 2002 E 2003, COM RECURSOS DA FUNDAÇÃO FORD, VINCULADO AO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA USP, CAMPUS SÃO CARLOS - SÃO PAULO, COM O OBJETIVO DE FACILITAR O ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS NEGROS E CARENTES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA, E DE REBATER SITUAÇÕES DE PRECONCEITOS, DISCRIMINAÇÕES E RACISMO FORTALECIDOS POR IDEOLOGIAS QUE SE FAZEM PRESENTE AO LONGO DO FAZER HISTÓRICO BRASILEIRO. CONSTATOU-SE QUE COM A INTEGRAÇÃO DOS JOVENS AO PROJETO EM PAUTA, HOUVE FAVORECIMENTO PARA QUE ESTES ASSUMISSEM O PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL COM O QUAL SE IDENTIFICAVAM, SENTINDO-SE FORTIFICADOS QUANDO IDENTIFICARAM-SE COMO NEGROS. PASSARAM A REBATER ATITUDES RACISTAS, DISCRIMINATÓRIAS SOFRIDAS NO COTIDIANO, TIVERAM AINDA O FAVORECIMENTO DA AUTO-ESTIMA, IDENTIDADE, A PARTIR DO MOMENTO QUE SE RECONHECERAM FAZEDORES DE CULTURAS E AGENTES ATIVOS NO FAZER DA HISTÓRIA, DA HISTÓRIA BRASILEIRA. pt_BR
dc.format.extent 1664828 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS pt_BR
dc.subject PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL pt_BR
dc.subject ENSINO DE HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.other JOVENS NEGROS pt_BR
dc.subject.other JOVENS NEGROS - Pertencimento étnico-racial pt_BR
dc.title PERTENCIMENTO ÉTNICO RACIAL E ENSINO DE HISTÓRIA pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context