dc.contributor.advisor |
MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues |
pt_BR |
dc.contributor.author |
AIZA, Maria Aparecida De Souza |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
MT |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T18:31:27Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T18:31:27Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1700 |
|
dc.description |
BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE |
pt_BR |
dc.description.abstract |
INVESTIGAR A EXCLUSÃO DE ALUNOS NEGROS E/OU AFRO-BRASILEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ É RESULTADO DA MINHA PREOCUPAÇÃO PROFISSIONAL EM COMPREENDER POR QUE OS ALUNOS QUE ABANDONAVAM A ESCOLA NA SUA MAIORIA ERAM NEGROS E POBRES. PROCURANDO ANALISAR E COMPREENDER ESSE PROCESSO DE EXCLUSÃO, SOB A ÓTICA DOS PESQUISADOS, A METODOLOGIA ESCOLHIDA FOI A HISTÓRIA ORAL, ATRAVÉS DA TÉCNICA DE HISTÓRIA DE VIDA, A QUAL PERMITIU-ME RECONSTRUIR A TRAJETÓRIA ESCOLAR PERCORRIDA PELOS SUJEITOS. AS ENTREVISTAS REALIZADAS DEMONSTRARAM QUE PRÁTICAS RACIAIS DISCRIMINATÓRIAS DE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E COLEGAS TORNAM PERMANENTE ESSE PROCESSO, QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, É MASCARADO E CRUEL, NÃO PERMITINDO AO JOVEM NEGRO PERCEBÊ-LAS E LUTAR CONTRA ELAS. PORTANTO, A COR DOS ENTREVISTADOS APARECE COMO UM DOS CRIVOS SELETIVOS, QUANDO JOVENS NEGROS BUSCAM UMA EQÜIDADE SOCIAL VIA ESCOLARIZAÇÃO, O QUE ACARRETA UMA MAIOR INCIDÊNCIA DE ALUNOS NEGROS REPROVADOS E EVADIDOS. |
pt_BR |
dc.format.extent |
312408 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO |
pt_BR |
dc.subject |
RACISMO NA EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject |
TRAJETÓRIA ESCOLAR |
pt_BR |
dc.subject |
NEGROS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS NEGROS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS NEGROS - Pertencimento étnico-racial |
pt_BR |
dc.title |
DESVELANDO A EXCLUSÃO DE JOVENS NEGROS: O PONTO DE VISTA DOS EXCLUÍDOS |
pt_BR |