Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | AIZA, Maria Aparecida De Souza | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MT | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:31:27Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:31:27Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1700 | |
dc.description | Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE | pt_BR |
dc.description.abstract | Investigar a exclusão de alunos negros e/ou afro-brasileiros no ensino fundamental em escolas públicas de Cuiabá é resultado da minha preocupação profissional em compreender por que os alunos que abandonavam a escola, na sua maioria, eram negros e pobres. Procurando analisar e compreender esse processo de exclusão, sob a ótica dos pesquisados, a metodologia escolhida foi a história oral, através da técnica de história de vida, a qual permitiu-me reconstruir a trajetória escolar percorrida pelos sujeitos. As entrevistas realizadas demonstraram que práticas raciais discriminatórias de professores, funcionários e colegas tornam permanente esse processo, que, na maioria das vezes, é mascarado e cruel, não permitindo ao jovem negro percebê-las e lutar contra elas. Portanto, a cor dos entrevistados aparece como um dos crivos seletivos, quando jovens negros buscam uma equidade social via escolarização, o que acarreta uma maior incidência de alunos negros reprovados e evadidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 312408 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO | pt_BR |
dc.subject | RACISMO NA EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | TRAJETÓRIA ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | NEGROS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS NEGROS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS NEGROS - Pertencimento étnico-racial | pt_BR |
dc.title | Desvelando a exclusão de jovens negros: o ponto de vista dos excluídos | pt_BR |