DSpace/Manakin Repository

IDENTIDADE E TRAJETÓRIAS DE ALUNOS NEGROS DA UFMT NOS CURSOS DE NUTRIÇÃO, ENFERMAGEM E MEDICINA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues pt_BR
dc.contributor.author CASTRO, Edmara Da Costa pt_BR
dc.coverage.spatial MT pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:31:26Z
dc.date.available 2009-03-14T18:31:26Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1694
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT pt_BR
dc.description.abstract ESTA PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR A TRAJETÓRIA DE VIDA DOS ALUNOS NEGROS DOS CURSOS DE NUTRIÇÃO, ENFERMAGEM E MEDICINA DA UFMT. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR COMO ESSES ALUNOS CONSEGUIRAM OBTER SUCESSO NO PROCESSO ESCOLAR ATÉ A UNIVERSIDADE, DESTACANDO OS TIPOS DE ESTRATÉGIA QUE DESENVOLVERAM, E DE APOIOS RECEBIDOS, BEM COMO OS DESAFIOS QUE, PROVAVELMENTE, FIZERAM PARTE DESSA TRAJETÓRIA. PARA A COLETA DOS DADOS, UTILIZOU-SE A TÉCNICA DE HISTÓRIA DE VIDA , FUNDAMENTADA EM BECKER (1999). FORAM REGISTRADAS AS HISTÓRIAS DE VIDA DE QUINZE ALUNOS NEGROS, SENDO CINCO DE CADA CURSO. PARA SUSTENTAR AS ANÁLISES FEITAS NESTE TRABALHO, DIFERENTES AUTORES CONSTITUÍRAM-SE COMO BASE NA BUSCA DE COMPREENDER O OBJETO DA PESQUISA. NO QUE SE REFERE ÀS FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE COR NO BRASIL, OS ESTUDOS DE NOGUEIRA (1985) E PETRUCCELLI (1998), FORAM FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DO TEMA. OFERECERAM SUPORTE TEÓRICO NO CAMPO DO ESTUDO DA IDENTIDADE, HALL (1999) E WOORWARD (2000). PARA COMPREENDER COMO FORAM ELABORADOS E CONSTRUÍDOS OS PROJETOS DE VIDA DESSES ALUNOS ATÉ A UNIVERSIDADE, VISANDO À UMA POSSÍVEL ASCENSÃO SOCIAL, ANCOROU-SE NOS ESTUDOS DE AZEVEDO (1955), TEIXEIRA (2003A), VELHO (1999) E PASTORE (1997). AS TRAJETÓRIAS DE VIDA DOS ALUNOS NEGROS ENTREVISTADOS MOSTRARAM A IMPORTÂNCIA DAS REDES DE AJUDA E SOLIDARIEDADE DAS FAMÍLIAS, PARENTES E AMIGOS, QUE FORAM FUNDAMENTAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS SEUS PROJETOS DE VIDA. pt_BR
dc.format.extent 1177779 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO pt_BR
dc.subject PROJETO DE VIDA pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject IDENTIDADE pt_BR
dc.subject AFRO-DESCENDENTES pt_BR
dc.subject.other JOVENS NEGROS pt_BR
dc.subject.other JOVENS NEGROS - A questão racial no ensino superior pt_BR
dc.title IDENTIDADE E TRAJETÓRIAS DE ALUNOS NEGROS DA UFMT NOS CURSOS DE NUTRIÇÃO, ENFERMAGEM E MEDICINA pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto