Resumen:
ESTA PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR A TRAJETÓRIA DE VIDA DOS ALUNOS NEGROS DOS CURSOS DE NUTRIÇÃO, ENFERMAGEM E MEDICINA DA UFMT. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR COMO ESSES ALUNOS CONSEGUIRAM OBTER SUCESSO NO PROCESSO ESCOLAR ATÉ A UNIVERSIDADE, DESTACANDO OS TIPOS DE ESTRATÉGIA QUE DESENVOLVERAM, E DE APOIOS RECEBIDOS, BEM COMO OS DESAFIOS QUE, PROVAVELMENTE, FIZERAM PARTE DESSA TRAJETÓRIA. PARA A COLETA DOS DADOS, UTILIZOU-SE A TÉCNICA DE HISTÓRIA DE VIDA , FUNDAMENTADA EM BECKER (1999). FORAM REGISTRADAS AS HISTÓRIAS DE VIDA DE QUINZE ALUNOS NEGROS, SENDO CINCO DE CADA CURSO. PARA SUSTENTAR AS ANÁLISES FEITAS NESTE TRABALHO, DIFERENTES AUTORES CONSTITUÍRAM-SE COMO BASE NA BUSCA DE COMPREENDER O OBJETO DA PESQUISA. NO QUE SE REFERE ÀS FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE COR NO BRASIL, OS ESTUDOS DE NOGUEIRA (1985) E PETRUCCELLI (1998), FORAM FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DO TEMA. OFERECERAM SUPORTE TEÓRICO NO CAMPO DO ESTUDO DA IDENTIDADE, HALL (1999) E WOORWARD (2000). PARA COMPREENDER COMO FORAM ELABORADOS E CONSTRUÍDOS OS PROJETOS DE VIDA DESSES ALUNOS ATÉ A UNIVERSIDADE, VISANDO À UMA POSSÍVEL ASCENSÃO SOCIAL, ANCOROU-SE NOS ESTUDOS DE AZEVEDO (1955), TEIXEIRA (2003A), VELHO (1999) E PASTORE (1997). AS TRAJETÓRIAS DE VIDA DOS ALUNOS NEGROS ENTREVISTADOS MOSTRARAM A IMPORTÂNCIA DAS REDES DE AJUDA E SOLIDARIEDADE DAS FAMÍLIAS, PARENTES E AMIGOS, QUE FORAM FUNDAMENTAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS SEUS PROJETOS DE VIDA.