dc.contributor.advisor |
MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues |
pt_BR |
dc.contributor.author |
ALEXANDRE, Ivone Jesus |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
MT |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T18:31:24Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T18:31:24Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
MISTO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1683 |
|
dc.description |
Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE/UFMT |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de pesquisa teve por objetivo investigar como ocorrem as interações entre alunos negros e não negros na escola. Neste sentido, realizou-se um estudo sobre os processos implícitos nas interações escolares. Entende-se por sala de aula todo o espaço destinado às atividades pedagógicas. A metodologia utilizada foi estudo de caso com observação participante e entrevistas, respaldada em Bogdan & Biklen (1994) e Becker (1999). No desenvolvimento da pesquisa, foi possível perceber que as interações entre os alunos negros e não negros nos diferentes espaços pedagógicos são permeadas por comportamentos e atitudes discriminatórias banalizadas no cotidiano escolar. Nesta pesquisa, utilizou-se Norbert Elias (2000), Pierre Bourdieu (1998) e Goffman (1982), Cavalleiro (2000) para fundamentar as discussões. Conclui-se que as constantes situações discriminatórias a que são expostos os alunos negros no ambiente escolar resultam tanto em relações tensas e conflituosas como também comprometem a formação de uma identidade positiva. |
pt_BR |
dc.format.extent |
653177 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Mato Grosso |
pt_BR |
dc.subject |
AFRO-BRASILEIROS |
pt_BR |
dc.subject |
ESTUDANTES |
pt_BR |
dc.subject |
DISCRIMINAÇÃO RACIAL |
pt_BR |
dc.subject |
RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS NEGROS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS NEGROS - Pertencimento étnico-racial |
pt_BR |
dc.title |
Relações Raciais: O Explícito e o Implícito nas Interações entre Alunos em uma Escola Pública |
pt_BR |