Resumo:
ESTE TRABALHO DE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO OCORREM AS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS NEGROS E NÃO NEGROS NA ESCOLA. NESTE SENTIDO REALIZOU-SE UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IMPLÍCITOS NAS INTERAÇÕES ESCOLARES. ENTENDE-SE POR SALA DE AULA TODO O ESPAÇO DESTINADO ÀS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ESTUDO DE CASO COM OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ENTREVISTAS, RESPALDADA EM BOGDAN & BIKLEN (1994) E BECKER (1999). NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AS INTERAÇÕES ENTRE OS ALUNOS NEGROS E NÃO NEGROS NOS DIFERENTES ESPAÇOS PEDAGÓGICOS SÃO PERMEADAS POR COMPORTAMENTOS E ATITUDES DISCRIMINATÓRIAS BANALIZADAS NO COTIDIANO ESCOLAR. NESTA PESQUISA UTILIZOU-SE NORBERT ELIAS (2000), PIERRE BOURDIEU (1998), E GOFFMAN (1982) CAVALLEIRO (2000) PARA FUNDAMENTAR AS DISCUSSÕES. CONCLUI-SE QUE AS CONSTANTES SITUAÇÕES DISCRIMINATÓRIAS A QUE SÃO EXPOSTOS OS ALUNOS NEGROS NO AMBIENTE ESCOLAR RESULTAM TANTO EM RELAÇÕES TENSAS E CONFLITUOSAS COM TAMBÉM COMPROMETER A FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE POSITIVA.