dc.contributor.advisor |
MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA |
pt_BR |
dc.contributor.author |
ALEXANDRE, Ivone Jesus |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
MT |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T18:31:24Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T18:31:24Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
MISTO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1683 |
|
dc.description |
BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT |
pt_BR |
dc.description.abstract |
ESTE TRABALHO DE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO OCORREM AS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS NEGROS E NÃO NEGROS NA ESCOLA. NESTE SENTIDO REALIZOU-SE UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IMPLÍCITOS NAS INTERAÇÕES ESCOLARES. ENTENDE-SE POR SALA DE AULA TODO O ESPAÇO DESTINADO ÀS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ESTUDO DE CASO COM OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ENTREVISTAS, RESPALDADA EM BOGDAN & BIKLEN (1994) E BECKER (1999). NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AS INTERAÇÕES ENTRE OS ALUNOS NEGROS E NÃO NEGROS NOS DIFERENTES ESPAÇOS PEDAGÓGICOS SÃO PERMEADAS POR COMPORTAMENTOS E ATITUDES DISCRIMINATÓRIAS BANALIZADAS NO COTIDIANO ESCOLAR. NESTA PESQUISA UTILIZOU-SE NORBERT ELIAS (2000), PIERRE BOURDIEU (1998), E GOFFMAN (1982) CAVALLEIRO (2000) PARA FUNDAMENTAR AS DISCUSSÕES. CONCLUI-SE QUE AS CONSTANTES SITUAÇÕES DISCRIMINATÓRIAS A QUE SÃO EXPOSTOS OS ALUNOS NEGROS NO AMBIENTE ESCOLAR RESULTAM TANTO EM RELAÇÕES TENSAS E CONFLITUOSAS COM TAMBÉM COMPROMETER A FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE POSITIVA. |
pt_BR |
dc.format.extent |
653177 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO |
pt_BR |
dc.subject |
AFRO-BRASILEIROS |
pt_BR |
dc.subject |
ESTUDANTES |
pt_BR |
dc.subject |
DISCRIMINAÇÃO RACIAL |
pt_BR |
dc.subject |
RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS NEGROS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS NEGROS - Pertencimento étnico-racial |
pt_BR |
dc.title |
RELAÇÕES RACIAIS: O EXPLÍCITO E O IMPLÍCITO NAS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA |
pt_BR |