Repositorio Dspace

UNESCO - educando os jovens cidadãos e capturando redes de interesses: uma pedagogia da democracia no Brasil

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor LIMA, Antonio Carlos De Souza pt_BR
dc.contributor.author CASTRO, Joao Paulo Macedo E pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:26:11Z
dc.date.available 2009-03-14T18:26:11Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier ANTROPOLOGIA pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1504
dc.description Biblioteca Francisca Keller pt_BR
dc.description.abstract O esforço empreendido nesse trabalho teve como objetivo discutir alguns aspectos da trajetória da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO), procurando pressupostos que ajudassem a compreender o papel da Organização no Brasil, mais precisamente interpretá-la como um agente político de um processo com maior ressonância nas décadas de 1990 e 2000, e que culminou em 2005 com a criação da Secretaria Nacional de Juventude. Para tal, em um primeiro momento optei em tratar dois temas: a definição de cooperação internacional - no âmbito da UNESCO -; e um processo iniciado pela organização que foi denominado nos anos de 1990 como o movimento racional da descentralização. Esta iniciativa instituiu uma nova lógica de relacionamento entre os Estados nacionais e um corpus de especialistas definidos como internacional, formado, no entanto, por quadros e profissionais nacionais. Em um segundo momento, procuro discutir - por via da análise de algumas publicações da UNESCO-Brasil elaboradas no final da década de 1990 e início dos anos 2000 - como certos termos juventude-violência-cidadania e violência escolar, configurados em um "campo temático" amplo foram captados e re-significados a partir da perspectiva de elaborar políticas públicas para a juventude. Por via da análise dessas publicações foi possível observar como a UNESCO-Brasil passou a ocupar um espaço importante, sendo (re)conhecida como especialista para certos assuntos relacionados à violência escolar e à juventude. A capacidade de construir, ou catalisar um conjunto vasto destes agentes para a elaboração e a execução de Programas sociais também foi um desafio importante para a Organização. Os produtos desta operação foram: a construção de um problema social, identificado nas práticas violentas cometidas contra, mas também pelos jovens, e a elaboração de soluções e recomendações pt_BR
dc.format.extent 2609716 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO pt_BR
dc.subject COOPERAÇÃO INTERNACIONAL pt_BR
dc.subject JUVENTUDE pt_BR
dc.subject POLÍTICAS PÚBLICAS pt_BR
dc.subject.other JOVENS E POLÍTICA pt_BR
dc.subject.other POLÍTICA - protagonismo pt_BR
dc.title UNESCO - educando os jovens cidadãos e capturando redes de interesses: uma pedagogia da democracia no Brasil pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto