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dc.contributor.advisor | LIMA, Antonio Carlos De Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | CASTRO, Joao Paulo Macedo E | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:26:11Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:26:11Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1504 | |
dc.description | Biblioteca Francisca Keller | pt_BR |
dc.description.abstract | O esforço empreendido nesse trabalho teve como objetivo discutir alguns aspectos da trajetória da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO), procurando pressupostos que ajudassem a compreender o papel da Organização no Brasil, mais precisamente interpretá-la como um agente político de um processo com maior ressonância nas décadas de 1990 e 2000, e que culminou em 2005 com a criação da Secretaria Nacional de Juventude. Para tal, em um primeiro momento optei em tratar dois temas: a definição de cooperação internacional - no âmbito da UNESCO -; e um processo iniciado pela organização que foi denominado nos anos de 1990 como o movimento racional da descentralização. Esta iniciativa instituiu uma nova lógica de relacionamento entre os Estados nacionais e um corpus de especialistas definidos como internacional, formado, no entanto, por quadros e profissionais nacionais. Em um segundo momento, procuro discutir - por via da análise de algumas publicações da UNESCO-Brasil elaboradas no final da década de 1990 e início dos anos 2000 - como certos termos juventude-violência-cidadania e violência escolar, configurados em um "campo temático" amplo foram captados e re-significados a partir da perspectiva de elaborar políticas públicas para a juventude. Por via da análise dessas publicações foi possível observar como a UNESCO-Brasil passou a ocupar um espaço importante, sendo (re)conhecida como especialista para certos assuntos relacionados à violência escolar e à juventude. A capacidade de construir, ou catalisar um conjunto vasto destes agentes para a elaboração e a execução de Programas sociais também foi um desafio importante para a Organização. Os produtos desta operação foram: a construção de um problema social, identificado nas práticas violentas cometidas contra, mas também pelos jovens, e a elaboração de soluções e recomendações | pt_BR |
dc.format.extent | 2609716 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.subject | COOPERAÇÃO INTERNACIONAL | pt_BR |
dc.subject | JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | POLÍTICAS PÚBLICAS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS E POLÍTICA | pt_BR |
dc.subject.other | POLÍTICA - protagonismo | pt_BR |
dc.title | UNESCO - educando os jovens cidadãos e capturando redes de interesses: uma pedagogia da democracia no Brasil | pt_BR |