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APRENDIZADOS DE CONVIVÊNCIA E A FORMAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE GRUPOS JUVENIS

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dc.contributor.advisor BAQUERO, Rute Vivian Angelo pt_BR
dc.contributor.author HAMMES, Lúcio Jorge pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:26:09Z
dc.date.available 2009-03-14T18:26:09Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1495
dc.description UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS pt_BR
dc.description.abstract O ESTUDO PROBLEMATIZA PROCESSOS EDUCATIVOS DE NATUREZA NÃO-FORMAL, DESENVOLVIDOS EM GRUPOS JUVENIS, VINCULADOS A TRÊS ORGANIZAÇÕES QUE TÊM, NA VIVÊNCIA EM GRUPO, A BASE DA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE. AS ORGANIZAÇÕES ÀS QUAIS OS GRUPOS ESTUDADOS ESTÃO VINCULADOS SÃO: REDE EM BUSCA DA PAZ (EBP), PASTORAL DA JUVENTUDE ESTUDANTIL (PJE) E MOVIMENTO DOS SEM TERRA (MST). POSTULA-SE, NO ESTUDO, QUE OS GRUPOS JUVENIS DE CONVIVÊNCIA, ORGANIZADAS EM SISTEMAS HORIZONTAIS DE PARTICIPAÇÃO, PROPICIAM APRENDIZADOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS, RELAÇÕES DE CONFIANÇA E DE ENTRE AJUDA, COM EFEITOS PARA ALÉM DO GRUPO, CONSTITUINDO-SE EM MEDIAÇÕES IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DE CAPITAL SOCIAL JUNTO À SOCIEDADE. OS DADOS DA PESQUISA FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE E GRUPOS DE FOCO, ACOMPANHADOS POR UM DIÁRIO DE CAMPO E ANÁLISE DOCUMENTAL. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS JUNTO A 27 JOVENS, SENDO 9 DE CADA UM DOS GRUPOS ESTUDADOS. OS JOVENS FORAM CLASSIFICADOS CONFORME SEU NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO NO GRUPO (INICIANTE, MILITANTE E EGRESSO). OS GRUPOS EM FOCO, POR SUA VEZ, FORAM REALIZADOS COM 15 JOVENS, PARTICIPANTES DOS TRÊS GRUPOS ESTUDADOS E UM GRUPO DE CONTROLE FORMADOS POR 10 JOVENS QUE PARTICIPAM DE GRUPO. A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS TEVE COMO QUADRO DE REFERÊNCIA ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR AUTORES VINCULADOS ÀS TEMÁTICAS CAPITAL SOCIAL (BAQUERO, BOURDIEU, FUKUYAMA, PUTNAM), JUVENTUDE, GRUPOS E CULTURA JUVENIL (ABRAMO, BAJOIT, SANDOVAL, SCHMIDT, SOUSA, SPÓSITO) E EDUCAÇÃO (BAQUERO, FREIRE, GADOTTI). RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE OS GRUPOS JUVENIS ESTUDADOS DESENVOLVERAM, JUNTO AOS JOVENS, UM CONJUNTO DE APRENDIZAGENS DE E NA CONVIVÊNCIA TOLERÂNCIA, RESPEITO MÚTUO, SOLIDARIEDADE, COOPERAÇÃO FUNDAMENTAIS PARA A CONSTITUIÇÃO DE CAPITAL SOCIAL. REVELARAM, TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO PEDAGÓGICO PRIVILEGIADO PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE, TENDO EM VISTA SEU PROTAGONISMO E A FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS. NESSE SENTIDO, A PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS PODE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA OUTRA CULTURA, MAIS SOLIDÁRIA E CO-RESPONSÁVEL, DESENVOLVENDO CAPACIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS ENTRE OS JOVENS, CONSTITUINDO-SE EM MEDIAÇÃO IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DE CAPITAL SOCIAL JUNTO À JUVENTUDE. pt_BR
dc.format.extent 1168823 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS pt_BR
dc.subject APRENDIZAGEM pt_BR
dc.subject CAPITAL SOCIAL pt_BR
dc.subject GRUPOS JUVENIS pt_BR
dc.subject FILOSOFIA pt_BR
dc.subject.other JOVENS E POLÍTICA pt_BR
dc.subject.other POLÍTICA - militância política pt_BR
dc.title APRENDIZADOS DE CONVIVÊNCIA E A FORMAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE GRUPOS JUVENIS pt_BR


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