Abstract:
O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE ESTUDO É ANALISAR A PRÁTICA EDUCATIVA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO, ATRAVÉS DA RELAÇÃO MILITANTES - ESTUDANTES , NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO. A CONTRADIÇÃO ENTRE A CONJUNTURA, POTENCIALMENTE FAVORÁVEL À ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES, E O QUADRO DE ESVAZIAMENTO E DESMOBILIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NOS LEVOU A INVESTIGAR QUE PRÁTICAS EDUCATIVAS ESTE MOVIMENTO TEM DESENVOLVIDO, ASSIM COMO, AS SUAS PERSPECTIVAS E SUAS DIFICULDADES E, IDENTIFICAR AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA CONTRA-HEGEMÔNICA . PARA TAL, SITUAMOS HISTORICAMENTE E ANALISAMOS A LINHA POLÍTICA QUE PREDOMINOU NO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO PERÍODO DE 1937 À DÉCADA DE 90, A PARTIR DA ANÁLISE DA RELAÇÃO QUE SE ESTABELECEU ENTRE OS MILITANTES E O CONJUNTO DOS ESTUDANTES. ANALISARMOS, TAMBÉM, A POLÍTICA NEOLIBERAL E AS ESPECIFICIDADES QUE A MESMA ASSUME EM NOSSO PAÍS, PARTICULARMENTE, NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - COMO SUBSÍDIO FUNDAMENTAL PARA A ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES QUE ESTA CONJUNTURA COLOCA PARA A PRÁTICA EDUCATIVA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NOS DIAS ATUAIS.