DSpace Repository

A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: COADJUVANTE OU PROTAGONISTA? UM ESTUDO DE CASO

Show simple item record

dc.contributor.advisor TORRES, Artemis Augusta Mota pt_BR
dc.contributor.author SILVA, Adejaira Leite Da pt_BR
dc.coverage.spatial MT pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:26:06Z
dc.date.available 2009-03-14T18:26:06Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1479
dc.description CETEDE- CENTRO DE TECNOLOGIAS E DOCUMENTAÇÃO EDUCACIONAIS pt_BR
dc.description.abstract CONSIDERA-SE QUE O DESAFIO DE CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR ESTÁ INTERLIGADO ÀS CONDIÇÕES EXPRESSAS NAS RELAÇÕES CONTRADITÓRIAS, DETERMINADAS PELO MODELO SÓCIO-POLÍTICO E IDEOLÓGICO INSTITUÍDO PELA SOCIEDADE CAPITALISTA DOMINANTE. ENTENDE-SE QUE A PARTICIPAÇÃO EFETIVA NOS PROCESSOS DECISÓRIOS DA ESCOLA CONSTITUI UM REQUISITO ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DOS JOVENS, NO SENTIDO DE PREPARÁ-LOS PARA INTERVIR CRÍTICA E PRODUTIVAMENTE NA SOCIEDADE. ESTE FATO MOTIVOU A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, E SE ELEGEU O ALUNO COMO SUJEITO DELA. A PARTICIPAÇÃO DESTE SUJEITO FOI O OBJETO DO NOSSO OLHAR. PARTICIPAÇÃO ESTÁ AQUI ENTENDIDA ENQUANTO PROCESSO, OU SEJA, VIR-A-SER, FAZENDO-SE, PORTANTO, ESSÊNCIA E CONQUISTA. PARA MELHOR COMPREENDER ESTA PARTICIPAÇÃO, DOIS OUTROS TEMAS AUXILIARAM A NOSSA ANÁLISE, QUAL SEJA, AUTONOMIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA. ESTE SEGUNDO TEMA SERVIU DE SOLO E PANO DE FUNDO, NA TENTATIVA DE MELHOR DESCREVER E COMPREENDER COMO VEM OCORRENDO A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DESTE PROCESSO. A PRESENTE INVESTIGAÇÃO REALIZOU-SE NO PERÍODO DE MARÇO DE 1999 A SETEMBRO DE 2001, TENDO COMO UNIVERSO A ESCOLA ESTADUAL DE L° E 2° GRAUS LICEU CUIABANO MARIA DE ARRUDA MÜLLER, SITUADA NA CIDADE DE CUIABÁ, CAPITAL DO ESTADO DE MATO GROSSO. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DO ESTUDO DE CASO, COM A INTENÇÃO DE SE PRODUZIR UMA RADIOGRAFIA QUE POSSIBILITE A COMPREENSÃO DAS FORMAS DE COMO OCORRE A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO DA REFERIDA ESCOLA, O QUE EXIGIU UMA REFLEXÃO DA AÇÃO EDUCATIVA E DAS SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL. O ESTUDO REVELA A EXISTÊNCIA DE AÇÕES INTERNAS DE RESISTÊNCIA À PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NA GESTÃO DA ESCOLA. CONSTATOU-SE QUE OS ALUNOS TÊM CONSCIÊNCIA DESSA RESISTÊNCIA, E GOSTARIAM DE VER UMA ESCOLA PREOCUPADA COM A ADOÇÃO DE UMA GESTÃO EFETIVAMENTE COLEGIADA, ONDE POSSAM TER VOZ E VOTO EFETIVOS. pt_BR
dc.format.extent 925583 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR pt_BR
dc.subject AUTONOMIA pt_BR
dc.subject.other JOVENS E POLÍTICA pt_BR
dc.subject.other POLÍTICA - cultura política e socialização política pt_BR
dc.title A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: COADJUVANTE OU PROTAGONISTA? UM ESTUDO DE CASO pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context