Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | MORGADO, Maria Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | COSTA, Rosa Maria Corrêa Da | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MT | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:26:06Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:26:06Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1478 | |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA PESQUISA PRETENDE CONHECER COMO OS JOVENS REPRESENTANTES ESTUDANTIS DO ENSINO MÉDIO E UNIVERSITÁRIO CONSTROEM E ENTENDEM SUA PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA GESTÃO EM QUE SE ABRE ESPAÇO PARA ELES NO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO. O RECORTE CRONOLÓGICO QUE VAI DO ANO DE 1999 A 2002 TEM POR OBJETIVO DEMONSTRAR AS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NA ESTRUTURA DO CONSELHO NESSE PERÍODO E AS ALTERAÇÕES EM SUA LEI E DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO QUE PERMITIRAM, PELA PRIMEIRA VEZ EM 1998, A REPRESENTAÇÃO DE ESTUDANTES NO SEGMENTO DA SOCIEDADE CIVIL. UMA DAS GRANDES CONQUISTAS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 FOI A CRIAÇÃO DOS CONSELHOS INSTITUCIONALIZADOS. INSTRUMENTOS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS DEVEM SERVIR COMO ESPAÇO DE NEGOCIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. OS CONSELHOS PODEM CONSTITUIR-SE EM INSTÂNCIAS ENRIQUECEDORAS NA FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO E NA ESTIMULAÇÃO DO CIDADÃO PARA A PARTICIPAÇÃO E A TOMADA DE DECISÃO COM PREOCUPAÇÃO COLETIVA. OS JOVENS ESTUDANTES, EM FORMAÇÃO NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS, PODEM TER TAMBÉM NESSES LOCAIS, UM ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA. INFORMAÇÕES SOBRE ESTA TEMÁTICA, POSTERIORES A 1995, ÉPOCA DA CRIAÇÃO DA MAIORIA DOS COLEGIADOS INSTITUCIONALIZADOS E DA REESTRUTURAÇÃO DOS JÁ EXISTENTES, CASO DOS COLEGIADOS DE EDUCAÇÃO, AINDA SÃO BASTANTE DEFICITÁRIAS E FOCALIZADAS. NÃO EXISTE DISCUSSÃO ACERCA DESSA TEMÁTICA NO ESTADO DE MATO GROSSO. O QUESTIONAMENTO QUE DESENCADEOU A PESQUISA FOI SABER SE, NESTA PRIMEIRA GESTÃO, OS REPRESENTANTES ESTUDANTIS SE ARTICULARAM COM AS MOBILIZAÇÕES DOS JOVENS ESTUDANTES ORGANIZADOS NO ESTADO A HIPÓTESE É QUE OS CONSELHEIROS, AO TOMAREM DECISÕES EM PLENÁRIA, NÃO O FAZEM DE MODO ARTICULADO COM SUAS BASES E EM CONSONÂNCIA COM AS DEFINIÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO. PARA ALCANÇAR O OBJETIVO DA PESQUISA, QUE SE SITUA NUMA PERSPECTIVA QUALITATIVA, EFETUEI LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, DOCUMENTAL E EMPÍRICO ACERCA DOS TEMAS LIGADOS À IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS NO BRASIL E EM MATO GROSSO. A PARTIR DO PROBLEMA INICIALMENTE COLOCADO E DA HIPÓTESE LEVANTADA, CONCLUO QUE OS ESTUDANTES CONSELHEIROS NÃO ATUAM DE MODO ARTICULADO COM AS BASES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO ESTADO E MENOS AINDA NO PAÍS. SUAS ATUAÇÕES E DECISÕES SÃO INDIVIDUALIZADAS. AGEM DE MODO A REFERENDAR ATITUDES PATRIMONIALISTAS DE PROFESSORES. PARTICIPAM TIMIDAMENTE NAS DISCUSSÕES ACERCA DA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS SETORIAIS. PARTICIPAM MAS NÃO REPRESENTAM SEU SEGMENTO. PALAVRAS-CHAVE: DEMOCRACIA, REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL, CONSELHO, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA. | pt_BR |
dc.format.extent | 812889 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO | pt_BR |
dc.subject | REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL | pt_BR |
dc.subject | CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | PARTICIPAÇÃO JUVENIL | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS E POLÍTICA | pt_BR |
dc.subject.other | POLÍTICA - militância política | pt_BR |
dc.title | "A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES NO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO (1999 A 2002)" | pt_BR |