Abstract:
O ESTUDO INVESTIGA O CONCEITO DE CAPITAL SOCIAL NA ÁREA DA CIÊNCIA POLÍTICA TENDO COMO FOCO O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. O OBJETIVO É VERIFICAR SE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PODEM CONTRIBUIR (OU NÃO) PARA O EMPODERAMENTO E A FORMAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL ENTRE OS JOVENS. COM BASE NOS ESTUDOS DE CULTURA E SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA BUSCA-SE COMPREENDER O PERFIL JUVENIL NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DA CIDADE DE PORTO ALEGRE. A ANÁLISE ENFOCA ASPECTOS SOCIOPOLÍTICOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA, CONTEXTUALIZANDO OS DADOS OBTIDOS NA PESQUISA EMPÍRICA. A JUVENTUDE É RETRATADA AQUI COMO UMA CATEGORIA SOCIAL E HISTÓRICA, NA QUAL OS PROCESSOS GERADOS PELA GLOBALIZAÇÃO TÊM PROMOVIDO COMPORTAMENTO POLÍTICO APÁTICO E CÉTICO DOS JOVENS EM RELAÇÃO ÀS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS. UTILIZA-SE DADOS DE PESQUISAS REALIZADAS EM 2001 E 2004 NA CIDADE DE PORTO ALEGRE. REALIZA-SE UMA ANÁLISE LONGITUDINAL DESCRITIVA COM O OBJETIVO DE EXAMINAR VARIÁVES COMO CONFIANÇA, COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO. OS RESULTADOS DO ESTUDO APONTAM UMA PREDISPOSIÇÃO POSITIVA DOS JOVENS EM RELAÇÃO AO CAPITAL SOCIAL E AO EMPODERAMENTO, APESAR DE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TEREM FALHADO NA PROMOÇÃO DE UMA CULTURA POLÍTICA PARTICIPATIVA, CÍVICA E SOLIDÁRIA.