Abstract:
COMO O PRÓPRIO TÍTULO INDICA, O PRESENTE TRABALHO PARTIU DO OBJETIVO DE ANALISAR A REALIDADE ORGANIZACIONAL DO TRABALHADOR- ALUNO, OU SEJA, DAQUELE ESTUDANTE QUE FREQUENTA O ENSINO NOTURNO NA CONDIÇÃO DE TRABALHADOR ENGAJADO NO SISTEMA PRODUTIVO OU À BUSCA DE UM LUGAR NO MERCADO DE TRABALHO. PARA TANTO, PROCUREI, À LUZ DE UM REFERENCIAL TEÓRICO - METODOLÓGICO DE COMPLEIÇÃO MARXISTA, ANALISAR ALGUNS DOS ASPECTOS RELACIONADOS COM A SITUAÇÃO ENFRENTADA PELA CLASSE TRABALHADORA E, AINDA, FAZER UM RESGATE HISTÓRICO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO BRASIL, DE TAL FORMA QUE ME FOSSE POSSÍVEL TRAÇAR UM PARALELO ENTRE OS FATOS HISTÓRICOS, CONSTRUÍDOS ATRAVÉS DE LUTAS, E A APARENTE INÉRCIA QUE SE REGISTRA ATUALMENTE NOS MOVIMENTOS ORGANIZACIONAIS DE CLASSE. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REVELOU, ATRAVÉS DE ESTUDOS DE OBRAS DE AUTORES CONSAGRADOS COMO: MARX, GRAMSCI, ANTUNES, BOITO JR. E OUTROS EXPOENTES, QUE A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR, NO SEU SENTIDO MAIS AMPLIADO, DEVE ACONTECER A PARTIR DOS BANCOS ESCOLARES, COMO MEIO DE SUPERAÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA DE GERENCIAMENTO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO. O ASPECTO MAIS EMPÍRICO DA PESQUISA É RESULTADO DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS EFETUADAS COM MEMBROS DIRETORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, BUSCANDO A COMPREENSÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS GRÊMIOS NA GESTÃO PARTICIPATIVA E, DE OUTRO LADO, COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO A VINTE E CINCO TRABALHADORES - ALUNOS, MATRICULADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS NOTURNAS, ATRAVÉS DO QUAL FOI POSSÍVEL TRAÇAR UM PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DESSE SER SOCIAL E, AO MESMO TEMPO, CAPTAR A SUA COMPREENSÃO QUANTO À NECESSIDADE DE PARTICIPAR DE ORGANIZAÇÕES CLASSISTAS COM O OBJETIVO DE COLABORAR PARA A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO. PARA A ELABORAÇÃO DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS, ANALISAM-SE, AINDA, AS ANOTAÇÕES FEITAS DURANTE UM PERÍODO DE OBSERVAÇÕES JUNTO AO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM GRÊMIO ESTUDANTIL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA BEM COMO NO COMVÍVIO COM ESTUDANTES EM TORNO DA REALIZAÇÃO DO PRIMEIRO SEMINÁRIO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SOB A JURISDIÇÃO DO CREDE 21, REALIZADO NESTA CAPITAL NO MÊS DE NOVEMBRO DE 2000.