Abstract:
SE NO PASSADO O IMPULSO REBELDE E AUTONOMISTA DO MOVIMENTO OPERÁRIO DEU ORIGEM AO ANARQUISMO COMO TEORIA E MOVIMENTO POLÍTICO, HÁ PELO MENOS QUATRO DÉCADAS ESSE IMPULSO, E O PRÓPRIO ANARQUISMO, TÊM SE ASSOCIADO, NOS CENTROS URBANOS, A UMA CATEGORIA E FORMA SOCIAL CHAMADA JUVENTUDE. PARTINDO DO ENTENDIMENTO DA REBELDIA COMO CATEGORIA E POTÊNCIA POLÍTICA, E DA SUA INDISSOCIABILIDADE DO CONCEITO DE AUTONOMIA, TENTAMOS OBSERVAR E ANALISAR ALGUMAS FORMAS E EXPRESSÕES QUE GANHAM O IMPULSO REBELDE, O IMPULSO EM DIREÇÃO À AUTONOMIA, CONTEMPORANEAMENTE. O FOCO DA PESQUISA RECAI SOBRE OS GRUPOS QUE CONSTITUÍRAM O CHAMADO MOVIMENTO ANTIGLOBALIZAÇÃO ENTRE 1998 E 2004 - COM ÊNFASE EM GRUPOS DE SÃO PAULO E NO MOVIMENTO DE AÇÃO DIRETA BRITÂNICO, LIGADOS À REDE AÇÃO GLOBAL DOS POVOS. ABORDAMOS TAMBÉM O MOVIMENTO PASSE-LIVRE, QUE TEM SE CONSTITUÍDO NACIONALMENTE A PARTIR DE 2004. TODOS ELES DE CARACTERÍSTICA JUVENIL E EXPLICITAMENTE ANTICAPITALISTAS. O OBJETIVO É, A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, PERFIL, PRÁTICAS, CONTRADIÇÕES, LIMITAÇÕES E DILEMAS DESSAS AÇÕES COLETIVAS JUVENIS E AUTONOMISTAS, SOMAR À COMPREENSÃO DAS CARACTERÍSTICAS, HORIZONTES E DIFICULDADES DAS LUTAS SOCIAIS QUE BUSCAM DE ALGUMA FORMA UMA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EM UM SENTIDO AUTONOMISTA E ANTICAPITALISTA CONTEMPORANEAMENTE, ASSIM COMO SOMAR À COMPREENSÃO DO FAZER, DAS MOTIVAÇÕES E CONDICIONAMENTOS QUE ACOMPANHAM O EMPREENDIMENTO POLÍTICO DESSA JUVENTUDE. ESSAS PRÁTICAS, MOTIVAÇÕES E AÇÕES COLETIVAS SÃO ANALISADAS À LUZ DOS FENÔMENOS DE MASSIFICAÇÃO E DE EMERGÊNCIA E HEGEMONIA DO TRABALHO IMATERIAL E DA FORMA-SIGNO, QUE CARACTERIZARIAM O CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO, E EM MEIO À TENSÃO ENTRE UMA FORMA SUBCULTURAL E UMA FORMA PROPRIAMENTE POLÍTICA QUE GANHA A REBELDIA E O IMPULSO AUTONOMISTA. NESSE QUADRO, CONCLUÍMOS QUE O EMPREENDIMENTO POLÍTICO DESSA JUVENTUDE APRESENTA UMA HOMOLOGIA COM O EMPREENDIMENTO ECONÔMICO PÓS-FORDISTA, E QUE O SEU FAZER E SEU PODER CONSTITUINTE APONTAM PARA UMA VALORIZAÇÃO DE ATIVIDADES TIDAS COMO IMPRODUTIVAS PELO PRÓPRIO PENSAMENTO DE ESQUERDA, E PARA UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DE DIREITOS SOCIAIS.