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O PAPEL DA ESCOLA FRENTE AO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CULTURA POLÍTICA E AS DIMENSÕES DE CIVISMO E CIDADANIA ENTRE AS NOVAS GERAÇÕES

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dc.contributor.advisor SILVA, Elizabeth Farias Da pt_BR
dc.contributor.author FARINA, Marli Burato pt_BR
dc.coverage.spatial SC pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:26:04Z
dc.date.available 2009-03-14T18:26:04Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier SOCIOLOGIA pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1472
dc.description UFSC pt_BR
dc.description.abstract A DISSERTAÇÃO ANALISA A GAMA DE VALORES QUE NORTEIA O COMPORTAMENTO E AS CRENÇAS COMPARTILHADAS POR UM GRUPO DE EDUCANDOS, TRATANDO DE AVERIGUAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DE UMA CULTURA POLÍTICA DEMOCRÁTICA ENTRE ELES, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DE SE ESTABELECER ENTRE AS NOVAS GERAÇÕES, SÍMBOLOS CAPAZES DE GERAR CONHECIMENTOS E AVALIAÇÕES QUE SE COMPATIBILIZEM COM A DEMOCRACIA. O REFERIDO ESTUDO TRATOU DE ALGUNS ASPECTOS QUE NOS POSSIBILITAM ENTENDER COMO ESTES ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO, NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE GALVÃO, OESTE CATARINENSE, SE ENTENDEM COMO SUJEITOS POLÍTICOS E SE POSICIONAM DIANTE DE TEMAS COMO ESTADO, EDUCAÇÃO, CIDADANIA, DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIVISMO. PROCUROU IGUALMENTE, IDENTIFICAR O GRAU DE INFLUÊNCIA QUE A ESCOLA EXERCE SOBRE ESTES JOVENS, OU SEJA, ATÉ QUE PONTO OS MESMOS ATRIBUEM A ESTA INSTITUIÇÃO O PAPEL EDUCATIVO QUANDO SE TRATA DE ASSUNTOS COMO OS SUPRA CITADOS. OPTAR POR PESQUISAR UM GRUPO DE JOVENS SE DEVE, SOBREMANEIRA, ÀS PREOCUPAÇÕES EXISTENTES NOS MEIOS ACADÊMICOS SOBRE O ACENTUADO DECLÍNIO NOS NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO E INTERESSE POLÍTICO DESSE SEGMENTO SOCIAL. ESCOLHER A ESCOLA, POR SUA VEZ, DEVE-SE ÀS DIMENSÕES DA MESMA, O QUE A FAZ BASTANTE INFLUENTE ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA, POR SE TRATAR DE UM ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO DE IDEOLOGIAS E DISSEMINADORA DE UMA CULTURA CÍVICA E POLÍTICA, PODENDO VIR A SER UM INSTRUMENTO QUE CONDUZA A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS, SEM A QUAL A DEMOCRACIA PERDE EM LEGITIMIDADE E EM QUALIDADE. pt_BR
dc.format.extent 695916 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject DEMOCRACIA pt_BR
dc.subject CULTURA POLÍTICA pt_BR
dc.subject JOVENS pt_BR
dc.subject.other JOVENS E POLÍTICA pt_BR
dc.subject.other POLÍTICA - cultura política e socialização política pt_BR
dc.title O PAPEL DA ESCOLA FRENTE AO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CULTURA POLÍTICA E AS DIMENSÕES DE CIVISMO E CIDADANIA ENTRE AS NOVAS GERAÇÕES pt_BR


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