dc.description.abstract |
A DISSERTAÇÃO ANALISA A GAMA DE VALORES QUE NORTEIA O COMPORTAMENTO E AS CRENÇAS COMPARTILHADAS POR UM GRUPO DE EDUCANDOS, TRATANDO DE AVERIGUAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DE UMA CULTURA POLÍTICA DEMOCRÁTICA ENTRE ELES, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DE SE ESTABELECER ENTRE AS NOVAS GERAÇÕES, SÍMBOLOS CAPAZES DE GERAR CONHECIMENTOS E AVALIAÇÕES QUE SE COMPATIBILIZEM COM A DEMOCRACIA. O REFERIDO ESTUDO TRATOU DE ALGUNS ASPECTOS QUE NOS POSSIBILITAM ENTENDER COMO ESTES ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO, NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE GALVÃO, OESTE CATARINENSE, SE ENTENDEM COMO SUJEITOS POLÍTICOS E SE POSICIONAM DIANTE DE TEMAS COMO ESTADO, EDUCAÇÃO, CIDADANIA, DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIVISMO. PROCUROU IGUALMENTE, IDENTIFICAR O GRAU DE INFLUÊNCIA QUE A ESCOLA EXERCE SOBRE ESTES JOVENS, OU SEJA, ATÉ QUE PONTO OS MESMOS ATRIBUEM A ESTA INSTITUIÇÃO O PAPEL EDUCATIVO QUANDO SE TRATA DE ASSUNTOS COMO OS SUPRA CITADOS. OPTAR POR PESQUISAR UM GRUPO DE JOVENS SE DEVE, SOBREMANEIRA, ÀS PREOCUPAÇÕES EXISTENTES NOS MEIOS ACADÊMICOS SOBRE O ACENTUADO DECLÍNIO NOS NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO E INTERESSE POLÍTICO DESSE SEGMENTO SOCIAL. ESCOLHER A ESCOLA, POR SUA VEZ, DEVE-SE ÀS DIMENSÕES DA MESMA, O QUE A FAZ BASTANTE INFLUENTE ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA, POR SE TRATAR DE UM ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO DE IDEOLOGIAS E DISSEMINADORA DE UMA CULTURA CÍVICA E POLÍTICA, PODENDO VIR A SER UM INSTRUMENTO QUE CONDUZA A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS, SEM A QUAL A DEMOCRACIA PERDE EM LEGITIMIDADE E EM QUALIDADE. |
pt_BR |