Abstract:
ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR FORMAS ASSOCIATIVAS INSTITUÍDAS, CONSTITUÍDAS E MANTIDAS POR JOVENS EM SITUAÇÃO DE EMPOBRECIMENTO. ESTA ANÁLISE PARTE DO PRESSUPOSTO QUE ESSAS FORMAS ASSOCIATIVAS SÃO CONTEXTOS PRIVILEGIADOS ONDE ESSES JOVENS VIVENCIAM PROCESSOS DE RESISTÊNCIA CULTURAL E DE CONSTRUÇÃO DE SABERES, O QUE CONSIDERAMOS COMO EXPRESSÕES DO PROTAGONISMO JUVENIL. DESTE MODO, AS PRINCIPAIS CATEGORIAS DE ANÁLISE UTILIZADAS NESSA PESQUISA SÃO O PROTAGONISMO JUVENIL, A RESISTÊNCIA CULTURAL, A CONSTRUÇÃO DE SABERES E AS FORMAS ASSOCIATIVAS JUVENIS. OS DADOS ANALISADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES, REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NOS MOLDES DE GRUPOS FOCAIS, QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS INDIVIDUAIS. A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DESSA PESQUISA PERMITIU PERCEBER QUE OS JOVENS DA COMUNIDADE CHICO MENDES, ATRAVÉS DA DINÂMICA DO FORMAÇÃO DA IDÉIA NOSSA CASA CONSTROEM SABERES SIGNIFICATIVOS, AO MESMO TEMPO EM QUE VIVEM PROCESSOS DE RESISTÊNCIA CULTURAL, O QUE PERMITE AFIRMAR QUE ELES SÃO PROTAGONISTAS DA HISTÓRIA.