dc.description.abstract |
O PRESENTE ESTUDO QUE TEM COMO TEMA SOBRE OS SABERES CONSTRUÍDOS NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO: OS LÍDERES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UFMT- CUIABÁ, TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO COMPREENDER O PROCESSO EDUCATIVO DESENVOLVIDO PELO MOVIMENTO E VERIFICAR O QUE OS MILITANTES ESTUDANTIS TOMAM PARA SI DESSES SABERES. A PESQUISA ENVOLVEU LIDERANÇAS ESTUDANTIS QUE MILITARAM SEQÜENCIALMENTE NO PERÍODO DE 1976, PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES ATÉ 1999, INÍCIO DA PESQUISA. PARA TANTO TRAÇAMOS UM PERFIL HISTÓRICO DAS AÇÕES ESTUDANTIS, LOGO EM SEGUIDA FIZEMOS UMA RECAPITULAÇÃO TEÓRICA ACERCA DA SOCIALIZAÇÃO E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, BUSCANDO CARACTERIZAR E COMPREENDER TEORICAMENTE O MOVIMENTO ESTUDANTIL. METODOLOGICAMENTE A INVESTIGAÇÃO EM FOCO CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA DE CUNHO EXPLORATÓRIO, CUJO PRINCIPAL INSTRUMENTO DE COLETA DOS DADOS FOI A ENTREVISTA. A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU QUE AO PARTICIPAR NO ME, OS SUJEITOS ADQUIRIRAM INÚMEROS SABERES QUE COMPREENDEM A AQUISIÇÃO DE VÁRIAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, TAIS COMO: FAZER USO DA LINGUAGEM APROPRIADA AO MOMENTO, A LIDAR COM SITUAÇÕES NOVAS, A RESPEITAR A DIFERENÇA, DESENVOLVERAM AINDA, O SENSO DE COMPANHEIRISMO, TOLERÂNCIA, DINAMISMO, MAS, SOBRETUDO, APROPRIARAMM DO MUNDO POLÍTICO E SOCIAL SOB UMA FORMA ESPECÍFICA QUE COMPREENDE NOVAS REPRESENTAÇÕES, COMPORTAMENTOS E PRÁTICAS. A PESQUISA PERMITE INFERIR QUE TAIS SABERES ADQUIRIDOS NO ME FICARAM DE CERTA FORMA ARRAIGADAS NA CONSCIÊNCIA DA MAIORIA DOS SUJEITOS, DE FORMA QUE AO DEIXAR A UNIVERSIDADE E O ME ESTUDANTIL, E AO ENTRAREM PARA O MERCADO DE TRABALHO, ESTES MANTIVERAM SUAS POSTURAS SOCIAIS, ONDE A VISÃO CRÍTICA, O DESEJO DE INTERFERIR NA REALIDADE, NA SUA TRANSFORMAÇÃO PERMANECERAM, DE FORMA QUE A MAIORIA DOS SUJEITOS PROLONGARAM SUA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DO ME PARA OS PARTIDOS POLÍTICOS, SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES, ONGS, ENTRE OUTROS, APÓS A VIDA UNIVERSITÁRIA. |
pt_BR |