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A FORMAÇÃO DO ALUNO PARA A PARTICIPAÇÃO: UMA UTOPIA DA ESCOLA PÚBLICA?

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dc.contributor.advisor CAMARGO, Rubens Barbosa De pt_BR
dc.contributor.author SANCHES, Ydeliz Coelho De Souza pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:25:59Z
dc.date.available 2009-03-14T18:25:59Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1447
dc.description FEUSP pt_BR
dc.description.abstract ESTE TRABALHO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE SÃO PAULO ENTRE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2005 E O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2006. ELE TEM A FINALIDADE DE DISCUTIR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA A PARTICIPAÇÃO EM PROCESSOS DECISÓRIOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL. TAL OBJETIVO SE JUSTIFICA POR ESTAR DETERMINADO CONSTITUCIONALMENTE À EDUCAÇÃO A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA, SENDO A PARTICIPAÇÃO UM DE SEUS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS. A NOSSA REFERÊNCIA É O CONCEITO DE CIDADANIA ATIVA (BENEVIDES), QUE IMPLICA A INTERFERÊNCIA INTENCIONAL DOS CIDADÃOS NOS RUMOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. ALÉM DISSO, COMPREENDE-SE QUE HÁ UM VÍNCULO NECESSÁRIO ENTRE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA (PARO), NA MEDIDA EM QUE O SER HUMANO SOMENTE SE CONSTRÓI ENQUANTO TAL POR UM ATO DE VONTADE PRÓPRIA NO PROCESSO DE TRANSCENDÊNCIA A UMA DADA REALIDADE (O QUE GERA O DOMÍNIO DA LIBERDADE), CONSTITUINDO A CULTURA ACUMULADA E CONSTRUÍDA HISTORICAMENTE O QUE LHE POSSIBILITA TAL TRANSCENDÊNCIA E SENDO A EDUCAÇÃO O MEIO DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA. PORTANTO, A EDUCAÇÃO, ENQUANTO UM DIREITO HUMANO, SOMENTE SE CONCRETIZA NA MEDIDA EM QUE O ALUNO FAZ-SE SUJEITO DESSE PROCESSO. DISSO DECORRE A NECESSIDADE DO ALUNO, EM CONJUNTO COM O COLETIVO DA ESCOLA, TAMBÉM AUXILIAR A DECIDIR SOBRE OS RUMOS PEDAGÓGICOS. DIANTE DISSO, A PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL É ENTENDIDA COMO A ATUAÇÃO DOS ALUNOS NAS DECISÕES ACERCA DO PROJETO PEDAGÓGICO E DOS MEIOS NECESSÁRIOS PARA SE ATINGIR AS FINALIDADES COLETIVAMENTE DEFINIDAS NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL O ESPAÇO INSTITUÍDO LEGALMENTE PARA ISSO É O CONSELHO DE ESCOLA. CONTUDO, EM TERMOS DE FORMAÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DISCENTE, OUTROS ESPAÇOS COMO O GRÊMIO ESTUDANTIL, A RÁDIO DA ESCOLA (FORMADA A PARTIR DO PROGRAMA EDUCOM.RADIO) E OS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA EMEF "ELISEU DIAS", PRINCIPALMENTE AS AÇÕES EM DEFESA DOS FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA EM ASSOCIAÇÃO A UMA SOCIEDADE AMIGOS DE BAIRRO LOCAL, MOSTRARAM-SE MAIS RELEVANTES. OS DADOS DA PESQUISA, OBTIDOS PRINCIPALMENTE EM ENTREVISTAS À EQUIPE ESCOLAR E DISCENTE E DURANTE AS REUNIÕES DO GRÊMIO, DA RÁDIO E DO CONSELHO DE ESCOLA, SUGEREM AS CONTRADIÇÕES DE UMA ESCOLA QUE ALMEJA SER DEMOCRÁTICA, BUSCA CONSTRUIR RELAÇÕES HUMANAS E PEDAGÓGICAS PAUTADAS NESSES VALORES, MAS QUE AINDA SE RECONHECE MARCADA POR PRÁTICAS AUTORITÁRIAS. pt_BR
dc.format.extent 813007 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject ESCOLA PÚBLICA pt_BR
dc.subject.other JOVENS E POLÍTICA pt_BR
dc.subject.other POLÍTICA - cultura política e socialização política pt_BR
dc.title A FORMAÇÃO DO ALUNO PARA A PARTICIPAÇÃO: UMA UTOPIA DA ESCOLA PÚBLICA? pt_BR


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