DSpace/Manakin Repository

ENSINO SUPERIOR PRIVADO, RELAÇÃO COM O SABER E RECONSTRUÇÃO EDENTITÁRIA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor MACHADO, Lucília Regina De Souza pt_BR
dc.contributor.author BICALHO, Maria Gabriela Parenti pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:36Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:36Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1257
dc.description BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG pt_BR
dc.description.abstract O OBJETO DESTA TESE É A RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES DE CURSOS VOLTADOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO COMUNITÁRIO, NO CONTEXTO DO FENÔMENO MIGRATÓRIO CARACTERÍSTICO DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES ? MG. OS EIXOS TEÓRICOS PROPOSTOS PARA ANÁLISE DESSE OBJETO SÃO A NOÇÃO DE IDENTIDADE, A NOÇÃO DE RELAÇÃO COM O SABER, A NOÇÃO DE MIGRAÇÃO E O ENSINO SUPERIOR PRIVADO. OS EIXOS EMPÍRICOS ATRAVÉS DOS QUAIS SÃO APRESENTADOS OS DADOS COLETADOS SÃO A RELAÇÃO COM A UNIVERSIDADE, A RELAÇÃO COM A EMIGRAÇÃO E A POSIÇÃO SOCIAL SUBJETIVA. A ANÁLISE DOS DADOS INCLUI, COMO PRESSUPOSTO METODOLÓGICO, A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE A PESQUISADORA E O OBJETO E OS SUJEITOS DE PESQUISA. CONCLUI-SE QUE A RELAÇÃO COM O SABER DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO COMUNITÁRIO DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES ESTABELECE-SE ATRAVÉS DE UM PROCESSO DE CONQUISTA DE UM ESPAÇO NÃO TRADICIONALMENTE OCUPADO PELAS PESSOAS DE SUA CLASSE SOCIAL, AINDA QUE VALORIZADO PELA FAMÍLIA. NA UNIVERSIDADE É EXIGIDA UMA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER ? A RELAÇÃO ACADÊMICA ? QUE DIFERE DA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER QUE ELES UTILIZAM EM SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL. A CONSTRUÇÃO DESSA NOVA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER PASSA PELA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ACADÊMICA E DO DOMÍNIO DAS ATIVIDADES LIGADAS À PRODUÇÃO CIENTÍFICA E DEPENDE DO ESTABELECIMENTO, NA UNIVERSIDADE, DA RELAÇÃO COM O SABER-OBJETO. NESSE PROCESSO, É IMPORTANTE A TRAJETÓRIA ESCOLAR ANTERIOR DO ESTUDANTE E O CONTEXTO DA UNIVERSIDADE NA QUAL ESTUDA. pt_BR
dc.format.extent 918589 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.subject RECONSTRUÇÃO E EDENTITÁRIA pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - opiniões, interesses e experiências de estudantes universitários pt_BR
dc.title ENSINO SUPERIOR PRIVADO, RELAÇÃO COM O SABER E RECONSTRUÇÃO EDENTITÁRIA pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto