Abstract:
O OBJETO DESTA TESE É A RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES DE CURSOS VOLTADOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO COMUNITÁRIO, NO CONTEXTO DO FENÔMENO MIGRATÓRIO CARACTERÍSTICO DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES ? MG. OS EIXOS TEÓRICOS PROPOSTOS PARA ANÁLISE DESSE OBJETO SÃO A NOÇÃO DE IDENTIDADE, A NOÇÃO DE RELAÇÃO COM O SABER, A NOÇÃO DE MIGRAÇÃO E O ENSINO SUPERIOR PRIVADO. OS EIXOS EMPÍRICOS ATRAVÉS DOS QUAIS SÃO APRESENTADOS OS DADOS COLETADOS SÃO A RELAÇÃO COM A UNIVERSIDADE, A RELAÇÃO COM A EMIGRAÇÃO E A POSIÇÃO SOCIAL SUBJETIVA. A ANÁLISE DOS DADOS INCLUI, COMO PRESSUPOSTO METODOLÓGICO, A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE A PESQUISADORA E O OBJETO E OS SUJEITOS DE PESQUISA. CONCLUI-SE QUE A RELAÇÃO COM O SABER DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO COMUNITÁRIO DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES ESTABELECE-SE ATRAVÉS DE UM PROCESSO DE CONQUISTA DE UM ESPAÇO NÃO TRADICIONALMENTE OCUPADO PELAS PESSOAS DE SUA CLASSE SOCIAL, AINDA QUE VALORIZADO PELA FAMÍLIA. NA UNIVERSIDADE É EXIGIDA UMA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER ? A RELAÇÃO ACADÊMICA ? QUE DIFERE DA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER QUE ELES UTILIZAM EM SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL. A CONSTRUÇÃO DESSA NOVA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER PASSA PELA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ACADÊMICA E DO DOMÍNIO DAS ATIVIDADES LIGADAS À PRODUÇÃO CIENTÍFICA E DEPENDE DO ESTABELECIMENTO, NA UNIVERSIDADE, DA RELAÇÃO COM O SABER-OBJETO. NESSE PROCESSO, É IMPORTANTE A TRAJETÓRIA ESCOLAR ANTERIOR DO ESTUDANTE E O CONTEXTO DA UNIVERSIDADE NA QUAL ESTUDA.