dc.contributor.advisor |
BARBOSA, Maria Ligia De Oliveira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
HONORATO, Gabriela De Souza |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
RJ |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:46:35Z |
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dc.date.available |
2009-03-14T15:46:35Z |
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dc.date.issued |
2005 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2005 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
SOCIOLOGIA |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1252 |
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dc.description |
IFCS |
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dc.description.abstract |
ESTE TRABALHO TEM COMO TEMA CENTRAL A ASCENSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS EM MEIO À ADVERSIDADE ECONÔMICA E CULTURAL. COM A BIOGRAFIA DE NOVE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, PROCURO DEMONSTRAR QUE SEUS PERCURSOS SOCIAIS FORAM POUCO DETERMINADOS PELO INVESTIMENTO, PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE CLASSIFICAÇÃO SOCIAL PRESENTES EM SUAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES. SUGERINDO INTERPRETAÇÃO DISTINTA AO PARADIGMA DOMINANTE DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES NO BRASIL, APONTO QUE OS FILHOS DAS CLASSES POPULARES SÃO MAIS SUSCETÍVEIS À CONJUNTURA POLÍTICA, ÀS PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS DA SOCIEDADE CIVIL, ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS, AOS BLOCOS DE STATUS, AOS MOVIMENTOS SOCIAIS, E AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PARA QUE POSSAM CHEGAR ESTRUTURALMENTE AO ENSINO SUPERIOR, TORNAR OS DIPLOMAS ADQUIRIDOS MAIS RENTÁVEIS E DESENVOLVER, ASSIM, UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1666637 bytes |
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dc.format.mimetype |
application/pdf |
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dc.language.iso |
pt_BR |
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dc.publisher |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO |
pt_BR |
dc.subject |
DESIGUALDADE SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject |
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS |
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dc.subject |
MOBILIDADE SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS UNIVERSITÁRIOS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS UNIVERSITÁRIOS - análise de trajetórias e longevidade escolar nos meios populares |
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dc.title |
ESTRATÉGIAS COLETIVAS EM TORNO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA: STATUS, IGUALDADE E MOBILIDADE ENTRE DESFAVORECIDOS |
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