Resumen:
ESTE TRABALHO TEM COMO TEMA CENTRAL A ASCENSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS EM MEIO À ADVERSIDADE ECONÔMICA E CULTURAL. COM A BIOGRAFIA DE NOVE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, PROCURO DEMONSTRAR QUE SEUS PERCURSOS SOCIAIS FORAM POUCO DETERMINADOS PELO INVESTIMENTO, PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE CLASSIFICAÇÃO SOCIAL PRESENTES EM SUAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES. SUGERINDO INTERPRETAÇÃO DISTINTA AO PARADIGMA DOMINANTE DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES NO BRASIL, APONTO QUE OS FILHOS DAS CLASSES POPULARES SÃO MAIS SUSCETÍVEIS À CONJUNTURA POLÍTICA, ÀS PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS DA SOCIEDADE CIVIL, ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS, AOS BLOCOS DE STATUS, AOS MOVIMENTOS SOCIAIS, E AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PARA QUE POSSAM CHEGAR ESTRUTURALMENTE AO ENSINO SUPERIOR, TORNAR OS DIPLOMAS ADQUIRIDOS MAIS RENTÁVEIS E DESENVOLVER, ASSIM, UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO.