Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Maria Ligia De Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | HONORATO, Gabriela De Souza | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:46:35Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:46:35Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1252 | |
dc.description | IFCS | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO TEM COMO TEMA CENTRAL A ASCENSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS EM MEIO À ADVERSIDADE ECONÔMICA E CULTURAL. COM A BIOGRAFIA DE NOVE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, PROCURO DEMONSTRAR QUE SEUS PERCURSOS SOCIAIS FORAM POUCO DETERMINADOS PELO INVESTIMENTO, PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE CLASSIFICAÇÃO SOCIAL PRESENTES EM SUAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES. SUGERINDO INTERPRETAÇÃO DISTINTA AO PARADIGMA DOMINANTE DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES NO BRASIL, APONTO QUE OS FILHOS DAS CLASSES POPULARES SÃO MAIS SUSCETÍVEIS À CONJUNTURA POLÍTICA, ÀS PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS DA SOCIEDADE CIVIL, ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS, AOS BLOCOS DE STATUS, AOS MOVIMENTOS SOCIAIS, E AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PARA QUE POSSAM CHEGAR ESTRUTURALMENTE AO ENSINO SUPERIOR, TORNAR OS DIPLOMAS ADQUIRIDOS MAIS RENTÁVEIS E DESENVOLVER, ASSIM, UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO. | pt_BR |
dc.format.extent | 1666637 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.subject | DESIGUALDADE SOCIAL | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
dc.subject | MOBILIDADE SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS - análise de trajetórias e longevidade escolar nos meios populares | pt_BR |
dc.title | ESTRATÉGIAS COLETIVAS EM TORNO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA: STATUS, IGUALDADE E MOBILIDADE ENTRE DESFAVORECIDOS | pt_BR |