Resumen:
O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO O PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM SÃO PAULO. NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO ERA IDENTIFICAR POSSÍVEIS TRAJETÓRIAS DE TRANSIÇÃO E CARACTERÍSTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS QUE ESTARIAM INTERFERINDO NO PROCESSO. O PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA É UM DOS TEMAS ASSOCIADOS ÀS PESQUISAS SOBRE JUVENTUDE QUE VEM APRESENTANDO MODIFICAÇÕES SIGNIFICATIVAS NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS, TANTO NO BRASIL COMO EM VÁRIOS PAÍSES EUROPEUS, ONDE FORAM FEITAS PESQUISAS CORRELATAS. PARA ANALISAR ESSE PROCESSO, FOI ELABORADO UM "MODELO DE TRANSIÇÃO", QUE CONTEMPLA AS PRINCIPAIS ETAPAS "TRADICIONAIS" DE PASSAGEM PARA O ESTATUTO DE ADULTO: A CONCLUSÃO DOS ESTUDOS, A ENTRADA NO MERCADO DE TRABALHO, O CASAMENTO E O ABANDONO DO LAR FAMILIAR. CADA ETAPA DESSE PROCESSO FOI CONTEMPLADA NA PESQUISA. UMA DAS PRINCIPAIS HIPÓTESES DE TRABALHO ERA QUE AS DIFERENTES ORIGENS SOCIAIS E ECONÔMICAS DOS ESTUDANTES PODERIAM INTERFERIR NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA CONFIGURANDO DIFERENTES MODALIDADES DE TRANSIÇÃO. AO FINAL DA ANÁLISE, FICARAM EVIDENTES ALGUMAS MODALIDADES DE TRANSIÇÃO, QUE NOS PERMITIRAM POSICIONAR A AMOSTRA DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO A CADA FASE DE TRANSIÇÃO. NA PARTE FINAL, PROCURAMOS FOCALIZAR DE MANEIRA MAIS DETALHADA O CONJUNTO DE JOVENS QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA, ANALISANDO AS ASSOCIAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS E AS RESPOSTAS OBTIDAS.