Resumen:
ESTE TRABALHO ESTÁ CENTRADO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSIDERADAS SIGNIFICATIVAS PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS ? UNISINOS E NO PROTAGONISMO DAS PROFESSORAS QUE AS DESENVOLVEM. PROCUROU PERCEBER SE ESSAS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICAM INOVAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA RUPTURA PARADIGMÁTICA, COMPREENDENDO A INOVAÇÃO COMO UM PROCESSO DESCONTÍNUO, DE RUPTURAS COM AS FORMAS TRADICIONAIS DO ENSINAR E APRENDER. DENTRO DESSE PROPÓSITO BUSCOU TAMBÉM COMPREENDER COMO OS PROFESSORES, PERCEBIDOS COMO INOVADORES POR SEUS ALUNOS, CONSTRUÍRAM SUAS TRAJETÓRIAS DOCENTES, IDENTIFICANDO OS PROCESSOS QUE INSTITUEM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. FORAM UTILIZADOS A METODOLOGIA QUALITATIVA E OS PRINCÍPIOS DA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA NA EXPECTATIVA DE COMPREENDER OS PROCESSOS NO CONTEXTO SOCIAL ONDE SÃO PRODUZIDOS, A PARTIR DE SUA HISTÓRIA E CONTINGÊNCIAS DE PRODUÇÃO. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, FORAM SELECIONADOS, COMO INTERLOCUTORES, TRINTA E NOVE ALUNOS E QUATRO PROFESSORES DO CURSO DE NUTRIÇÃO. FOI APLICANDO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO, RELATIVO A SUAS EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO, EM ESPECIAL AQUELAS QUE CONSIDERAVAM AS MAIS SIGNIFICATIVAS. A PARTIR DA ANÁLISE DE SEUS DEPOIMENTOS, FORAM LOCALIZADAS AS DOCENTES QUE PROTAGONIZARAM ESSAS EXPERIÊNCIAS, OBSERVANDO A CONSTÂNCIA DOS NOMES ESCOLHIDOS. SEMPRE QUE POSSÍVEL PROCUROU-SE TRABALHAR TAMBÉM COM O CRITÉRIO DE REPRESENTATIVIDADE, INCLUINDO DOCENTES VINCULADAS ÀS DIFERENTES ÁREAS DO CURSO, COM QUEM FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, POR CONSIDERAR QUE ESSAS PERMITEM UM MAIOR APROFUNDAMENTO DAS INFORMAÇÕES DESEJADAS. FORAM DE DIFERENTES NATUREZAS AS ATIVIDADES ELENCADAS PELOS ALUNOS COMO PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS. NO ENTANTO, EM TODAS ELAS, A PRÁTICA APARECE COMO PONTO DE PARTIDA DA APROPRIAÇÃO DA TEORIA, E ESSA PASSA A TER SIGNIFICADO PARA OS ESTUDANTES, CONSTITUINDO-SE NA RUPTURA MAIS PRESENTE NA RECONFIGURAÇÃO DO CONHECIMENTO, TRANSFORMANDO-SE EM AUTOCONHECIMENTO E PROVOCANDO, NO ALUNO, UMA AÇÃO TRANSFORMADORA. ESSAS ATIVIDADES SE CARACTERIZARAM PELA INTERAÇÃO COM DIMENSÕES AFETIVAS E SUBJETIVAS, INCLUINDO A EMOÇÃO, SENSIBILIDADE E PERCEPÇÃO ESTÉTICA, ARTICULANDO SUBJETIVIDADE E OBJETIVIDADE, CIÊNCIA E CULTURA, TÉCNICA E POLÍTICA. PARA A AMPLIAÇÃO DA ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZARAM-SE CATEGORIAS PROPOSTAS NOS ESTUDOS DE SOUSA SANTOS, CUNHA, LUCARELLI, LEITE, ENTRE OUTROS. NO CAMPO DOS SABERES DOCENTES, OS APORTES DE TARDIF, PIMENTA E ANASTASIOU FORAM IMPORTANTES. AS TRAJETÓRIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS SÃO FATORES DEFINIDORES DOS MODOS DE ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS, REVELANDO SUAS CONCEPÇÕES SOBRE O SEU FAZER PEDAGÓGICO. INDICAM CONDIÇÕES PRESENTES NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. A PESQUISA REAFIRMA A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER E DESENVOLVER CONHECIMENTOS SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES QUE SE INSTITUEM NA UNIVERSIDADE, DESTACANDO A RELEVÂNCIA DE QUE OS PROFESSORES REFLITAM SOBRE ELAS E DE QUE AS ALTERNATIVAS DE AVANÇOS SURJAM DE SUAS REAIS POSSIBILIDADES. NESSA DIREÇÃO SE ALINHA A OUTROS ESTUDOS QUE OBJETIVAM CONSTRUIR AS BASES DE UMA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA.OS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS CURSOS E DAS INSTITUIÇÕES PODEM SER IMPORTANTES INSTRUMENTOS DE ESTÍMULO A ESSA CONDIÇÃO.