Resumen:
ESTA PESQUISA TEM COMO UM DE SEUS OBJETIVOS PRINCIPAIS DISCUTIR O CONCEITO DE ELITE NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA, A PARTIR DO VESTIBULAR VUNESP, OBSERVANDO E REFLETINDO SOBRE A SUPOSTA ELITE QUE COMPÕE A POPULAÇÃO UNIVERSITÁRIA BRASILEIRA. A PARTIR DE DADOS RELATIVOS AO CAPITAL CULTURAL, DO QUESTIONÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO DA VUNESP, PROCUREI ESTABELECER RELAÇÕES SISTÊMICAS QUE AJUDASSEM A ESCLARECER OS DIFERENTES ASPECTOS DA QUESTÃO PROPOSTA, NA TENTATIVA DE COMPREENDER OS PROCESSOS DE ELITIZAÇÃO/DESELITIZAÇÃO EM UM CASO ESPECÍFICO - ALGUNS CURSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA-UNESP. ELABOREI UMA PROPOSTA DE PESQUISA QUE APROVEITA RESULTADOS DE TRABALHOS ANTERIORES, PROCURANDO ENFOCAR UM ASPECTO ORIGINAL, POIS CENTRA A ANÁLISE EM QUATRO CAMPI DA UNESP - EQÜIDISTANTES AO MESMO TEMPO DO LITORAL E DA DIVISA OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, E TRABALHO COM A HIPÓTESE DE QUE OS CURSOS AÍ LOCALIZADOS OFERECEM INTERESSANTE AMOSTRAGEM DA JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA NO QUE SE REFERE A CLASSE SOCIAL E GRAU DE URBANIZAÇÃO - DOIS IMPORTANTES ASPECTOS REFERENTES AO ACESSO À UNIVERSIDADE E À HETEROGENEIDADE DOS CURSOS.