Repositorio Dspace

O ENSINO NOTURNO COMO PALCO PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor PASSOS, Laurizete Ferragut pt_BR
dc.contributor.author REHDER, Juarez Garzon pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:28Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:28Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1222
dc.description IGCE/UNESP/RIO CLARO (SP) pt_BR
dc.description.abstract O OBJETIVO DESTA PESQUISA É IDENTIFICAR E VERIFICAR, COMO OCORRE A INTEGRAÇÃO E A COMPLEMENTAÇÃO DOS SABERES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS TRABALHADORES NOTURNOS, DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. UTILIZOU-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, COM QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA, COM A FINALIDADE DE CONHECER A TRAJETÓRIA ESCOLAR, A VISÃO DA FUTURA PROFISSÃO, BEM COMO OS DILEMAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS DURANTE O CURSO, PARTINDO-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE ESSES ALUNOS ORIUNDOS EM SUA MAIORIA DE ESCOLAS PÚBLICAS, TÊM SE CONSTITUÍDO NA CLIENTELA MAJORITÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DAS FACULDADES PRIVADAS. BUSCOU-SE VERIFICAR OS SABERES PRESENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DESSES ALUNOS E DE QUE MANEIRA SE DÁ A RELAÇÃO ENTRE ESTES SABERES, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU QUE OS ALUNOS TÊM DEFICIÊNCIAS ANTERIORES DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, POSSUINDO DIFICULDADE E INSEGURANÇA EM RELAÇÃO AOS SABERES DIDÁTICOS E CURRICULARES, DEVIDO À CONCILIAÇÃO ENTRE ESTUDO E TRABALHO. REVELAM IMAGENS POSITIVAS E COERENTES COM RELAÇÃO À FUTURA PROFISSÃO, QUE PODEM INFLUENCIAR NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. VERIFICOU-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE REFLEXÃO DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS RESPONSÁVEIS, AO IMPLEMENTAREM NOVAS MEDIDAS NESTA ÁREA DE FORMAÇÃO INICIAL. pt_BR
dc.format.extent 661719 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNESP - RIO CLARO pt_BR
dc.subject SABERES DOCENTES pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject TRABALHADORES pt_BR
dc.subject ENSINO NOTURNO pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional pt_BR
dc.title O ENSINO NOTURNO COMO PALCO PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto