Abstract:
O OBJETIVO DESTA PESQUISA É IDENTIFICAR E VERIFICAR, COMO OCORRE A INTEGRAÇÃO E A COMPLEMENTAÇÃO DOS SABERES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS TRABALHADORES NOTURNOS, DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. UTILIZOU-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, COM QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA, COM A FINALIDADE DE CONHECER A TRAJETÓRIA ESCOLAR, A VISÃO DA FUTURA PROFISSÃO, BEM COMO OS DILEMAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS DURANTE O CURSO, PARTINDO-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE ESSES ALUNOS ORIUNDOS EM SUA MAIORIA DE ESCOLAS PÚBLICAS, TÊM SE CONSTITUÍDO NA CLIENTELA MAJORITÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DAS FACULDADES PRIVADAS. BUSCOU-SE VERIFICAR OS SABERES PRESENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DESSES ALUNOS E DE QUE MANEIRA SE DÁ A RELAÇÃO ENTRE ESTES SABERES, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU QUE OS ALUNOS TÊM DEFICIÊNCIAS ANTERIORES DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, POSSUINDO DIFICULDADE E INSEGURANÇA EM RELAÇÃO AOS SABERES DIDÁTICOS E CURRICULARES, DEVIDO À CONCILIAÇÃO ENTRE ESTUDO E TRABALHO. REVELAM IMAGENS POSITIVAS E COERENTES COM RELAÇÃO À FUTURA PROFISSÃO, QUE PODEM INFLUENCIAR NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. VERIFICOU-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE REFLEXÃO DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS RESPONSÁVEIS, AO IMPLEMENTAREM NOVAS MEDIDAS NESTA ÁREA DE FORMAÇÃO INICIAL.