Resumo:
O PRESENTE TRABALHO RESULTOU DA PESQUISA, QUE TEVE POR OBJETIVO COMPREENDER, POR MEIO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, A IMAGEM DE ESCOLA DE UM GRUPO DE ALUNOS DE ARTES. FAZEM PARTE DESTE ESTUDO ALUNOS DE DIFERENTES PERÍODOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS DE UMA UNIVERSIDADE PARTICULAR DE UM MUNICÍPIO DA GRANDE SÃO PAULO. A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SERÁ A PRINCIPAL ABORDAGEM UTILIZADA, SENDO QUE TAMBÉM FARÃO PARTE DO ESTUDO REFERENCIAIS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SOBRE O ENSINO DE ARTE, O QUE POSSIBILITARÁ O ESTABELECIMENTO DE PARÂMETROS PARA A ANÁLISE DOS DADOS. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO QUE COMBINOU A LINGUAGEM ESCRITA E O DESENHO. PARA ESSES SUJEITOS OS SIGNIFICADOS DA SUA PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA SÃO REVELADOS EM VÁRIAS REFERÊNCIAS METAFÓRICAS, QUE EM ALGUNS MOMENTOS SÃO CONTRADITÓRIAS MAS QUE SE REVELAM E FAZEM EMERGIR A REPRESENTAÇÃO QUE ELES TÊM DO SENTIDO DE ESCOLA. A OBSERVAÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA REVELOU, DE FORMA GERAL, QUE A IMAGEM DE ESCOLA CONSTRUÍDA PELOS SUJEITOS DIVIDE-SE EM DUAS DIMENSÕES. UMA QUE INDICA UMA IMAGEM IDEALIZADA, DE UM ESPAÇO ONDE O APRENDER E O SER FELIZ DEVEM ESTAR SEMPRE PRESENTES. OUTRA, EM QUE A ESCOLA É REPRESENTADA PELO COTIDIANO DA SALA DE AULA E REVELA UMA REALIDADE MAIS DIFÍCIL, MAS SEM PERDER A ESPERANÇA DE TRANSFORMAÇÃO.