Resumo:
COMO ADEQUAR A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS ÀS ATUAIS EXIGÊNCIAS SOCIAIS E ÀS DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, MAIS PRECISAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO E SEUS CURSOS? ESTA QUESTÃO NORTEOU A DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DESTA PESQUISA: QUAL A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE O DIPLOMA UNIVERSITÁRIO NA ÓTICA DE ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA? O OBJETIVO DA PESQUISA CONSTITUIU-SE EM INVESTIGAR O PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TENDO COMO ASPECTO CENTRAL AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS POR ELES DESENVOLVIDAS ACERCA DA OBTENÇÃO DO DIPLOMA, ESTE ENTENDIDO EM SEU VALOR SIMBÓLICO DE SIGNIFICAR UM CURSO, PARA QUE ELAS POSSAM SERVIR DE BASE NO EQUACIONAMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO. OS DADOS LEVANTADOS, EM DUAS ETAPAS DISTINTAS, REVELARAM QUE AS REPRESENTAÇÕES CONSTRUÍDAS PELOS SUJEITOS ANALISADOS SÃO DE QUE O DIPLOMA LHES CONFERE UM STATUS SOCIAL DIFERENCIADO, VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E INTELECTUAL, ASSIM COMO, ELE FOI BUSCADO PARA ATENDER A SUA PRÓPRIA VOCAÇÃO. POR OUTRO LADO, ESSES MESMOS DADOS MOSTRAM O QUANTO É REPRODUZIDA A IDEOLOGIA DOMINANTE, POR MIO DAS RELAÇÕES ENTRE AS CLASSES SOCIAIS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE REVISÃO DO PLANEJAMENTO DOS CURSOS DE LICENCIATURA, VISANDO À FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS REFLEXIVOS E CRÍTICOS E NÃO MEROS REPRODUTORES DA IDEOLOGIA DOMINANTE. SUGERE, TAMBÉM, A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO QUE APROFUNDE A DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO ENTRE AS CLASSES SOCIAIS, PARA QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS POSSAM SER RE-SIGNIFICADAS.