Repositorio Dspace

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE O DIPLOMA UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO COM ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA FACULDADE PARTICULAR NOTURNA DA CIDADE DE SÃO PAULO

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa pt_BR
dc.contributor.author LUCCI, Marcos Antonio pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:25Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:25Z
dc.date.issued 2000 pt_BR
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1206
dc.description PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO pt_BR
dc.description.abstract COMO ADEQUAR A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS ÀS ATUAIS EXIGÊNCIAS SOCIAIS E ÀS DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, MAIS PRECISAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO E SEUS CURSOS? ESTA QUESTÃO NORTEOU A DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DESTA PESQUISA: QUAL A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE O DIPLOMA UNIVERSITÁRIO NA ÓTICA DE ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA? O OBJETIVO DA PESQUISA CONSTITUIU-SE EM INVESTIGAR O PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TENDO COMO ASPECTO CENTRAL AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS POR ELES DESENVOLVIDAS ACERCA DA OBTENÇÃO DO DIPLOMA, ESTE ENTENDIDO EM SEU VALOR SIMBÓLICO DE SIGNIFICAR UM CURSO, PARA QUE ELAS POSSAM SERVIR DE BASE NO EQUACIONAMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO. OS DADOS LEVANTADOS, EM DUAS ETAPAS DISTINTAS, REVELARAM QUE AS REPRESENTAÇÕES CONSTRUÍDAS PELOS SUJEITOS ANALISADOS SÃO DE QUE O DIPLOMA LHES CONFERE UM STATUS SOCIAL DIFERENCIADO, VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E INTELECTUAL, ASSIM COMO, ELE FOI BUSCADO PARA ATENDER A SUA PRÓPRIA VOCAÇÃO. POR OUTRO LADO, ESSES MESMOS DADOS MOSTRAM O QUANTO É REPRODUZIDA A IDEOLOGIA DOMINANTE, POR MIO DAS RELAÇÕES ENTRE AS CLASSES SOCIAIS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE REVISÃO DO PLANEJAMENTO DOS CURSOS DE LICENCIATURA, VISANDO À FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS REFLEXIVOS E CRÍTICOS E NÃO MEROS REPRODUTORES DA IDEOLOGIA DOMINANTE. SUGERE, TAMBÉM, A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO QUE APROFUNDE A DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO ENTRE AS CLASSES SOCIAIS, PARA QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS POSSAM SER RE-SIGNIFICADAS. pt_BR
dc.format.extent 1048576 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject REPRESENTAÇÃO SOCIAL pt_BR
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional pt_BR
dc.title A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE O DIPLOMA UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO COM ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA FACULDADE PARTICULAR NOTURNA DA CIDADE DE SÃO PAULO pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto