Abstract:
A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DIFERENÇAS VISUAIS NO ENSINO BÁSICO, CONSIDERANDO SUAS LEMBRANÇAS ESCOLARES. UTILIZOU-SE DE DEPOIMENTOS ORAIS DE TRÊS ALUNOS COM DIFERENÇAS VISUAIS MATRICULADOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ PARA BUSCAR COMPREENDER COMO AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS AO LONGO DO PERCURSO ESCOLAR PODEM TER AUXILIADO ESSES ALUNOS A VENCEREM O ESTIGMA DA EXCLUSÃO. O REFERENCIAL TEÓRICO ADOTADO FOI A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL EM PSICOLOGIA, SEGUNDO A QUAL O PSIQUISMO HUMANO SE CONSTITUI SOCIALMENTE, TRAZENDO EM SI A MARCA DA CULTURA EM QUE O HOMEM ESTÁ IMERSO. A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU QUE A HISTÓRIA ESCOLAR DESSES ALUNOS DECORREU EM MEIO A MUITAS DIFICULDADES QUE VÃO DESDE A FALTA DE MATERIAIS ADAPTADOS AO ISOLAMENTO EM FUNÇÃO DO PRECONCEITO QUE A PESSOA CEGA OU COM OUTRAS LIMITAÇÕES VISUAIS ENFRENTA COTIDIANAMENTE. O APOIO DA FAMÍLIA, A VONTADE DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES IMPOSTAS MAIS PELA SOCIEDADE DO QUE POR SUAS LIMITAÇÕES, A COMPREENSÃO E ESTÍMULOS DE ALGUNS (POUCOS) PROFESSORES DURANTE ESSA TRAJETÓRIA PARECEM SER ALGUMAS DAS CONDIÇÕES QUE PROPICIARAM A ESSES ALUNOS A VENCER EXCLUSÃO ESCOLAR.