Resumen:
ESTA DISSERTAÇÃO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA DE BOLSAS DE MANUTENÇÃO ACADÊMICA COMO PRÁTICA DA POLÍTICA SOCIAL DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE, NA UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO -, ATRAVÉS DE ANÁLISE JUNTO AOS BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS, CONTEMPLANDO O ACESSO E A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DE BAIXA RENDA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O INTERESSE PELA TEMÁTICA SURGIU A PARTIR DA MINHA ATUAÇÃO COMO ASSISTENTE SOCIAL, NO DAE - DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. INSERIDA NA EQUIPE PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE ESTA ATIVIDADE ME POSSIBILITOU QUESTIONAR SOBRE OS PROGRAMAS E AÇÕES DE ASSISTÊNCIA AOS RESIDENTES. FATO QUE DEIXA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE COM POUCO OU REDUZIDO APOIO. INICIALMENTE, ANALISAREMOS O CONTEXTO SOCIAL PRESENTE, FACE ÀS TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS EM CURSO E SUA CONSEQÜÊNCIA NO MUNDO DO TRABALHO. EM SEGUIDA, ABORDAREMOS A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL E SEUS REBATIMENTOS NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO, E A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DOS PROGRAMAS DE BOLSAS NA UFPE. FINALMENTE, TRAREMOS A ANÁLISE DA PESQUISA REALIZADA, CONTENDO OS RESULTADOS, CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES PARA FUTURAS IMPLEMENTAÇÕES.