Resumo:
A PESQUISA QUE REALIZAMOS FOI DESENVOLVIDA NO PERÍODO DE 2002 A 2004. OBJETIVAMOS COMPREENDER E PROBLEMATIZAR SABERES E PRÁTICAS QUE ORIENTAM E EXPRESSAM CONDUTAS EDUCATIVAS PRODUTORAS DE JUBILAMENTOS E DE REPROVAÇÕES REPETITIVAS. ANALISAMOS OBJETIVOS, INTENCIONALIDADES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NO CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO-CULTURAL E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, ARTICULANDO-AS COM A ANÁLISE DAS POSSÍVEIS CAUSAS DOS JUBILAMENTOS E DAS REPROVAÇÕES REPETITIVAS. A SITUAÇÃO DOS ALUNOS, MATRICULADOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) A PARTIR DE DÉCADA DE 1990 E JUBILADOS ATÉ O ANO DE 2001, INSERIDOS EM UM CONJUNTO DE PROCESSOS EDUCATIVOS DENTRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, FOI O UNIVERSO DA NOSSA INVESTIGAÇÃO. O CAMINHO METODOLÓGICO FOI A ABORDAGEM QUALITATIVA; A HISTÓRIA ORAL TEMÁTICA E A EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA. REALIZAMOS ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS PELO SISTEMA SPSS FOR WINDOWS 10.0. TRABALHAMOS COM A ANÁLISE E CORRELAÇÃO ENTRE NOSSAS FONTES DE INDICADORES: OS HISTÓRICOS ? ACADÊMICOS DE CENTO E TRINTA E TRÊS ESTUDANTES; VINTE E TRÊS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS; ENTREVISTAS ORAIS COM SEIS ALUNOS SELECIONADOS; ENTREVISTAS COM COORDENADORES DOS SETE CURSOS COM MAIOR INCIDÊNCIA DE JUBILAMENTOS NO PERÍODO PESQUISADO; E COM TRÊS REPRESENTANTES DAS INSTÂNCIAS ADMINISTRATIVAS DA UFU RELACIONADAS COM O ENSINO; DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E DE OUTRAS INSTÂNCIAS AFINS. FUNDAMENTAMO-NOS NAS PERSPECTIVAS EMANCIPATÓRIA, SÓCIO-HISTÓRICA-POLÍTICA, DEMOCRATIZANTE E DA SOCIOLOGIA DO SUJEITO. A PESQUISA LEVOU EM CONSIDERAÇÃO TRÊS DIMENSÕES: ALUNOS, COORDENAÇÕES DOS CURSOS E O DISCURSO OFICIAL. AS CATEGORIAS ABORDADAS RELACIONAM-SE AOS SIGNIFICADOS QUE ATRIBUÍRAM ÀS SUAS EXPERIÊNCIAS COM AS AVALIAÇÕES; COM O CURRÍCULO; COM AS COMUNICAÇÕES INTERPESSOAIS DENTRO DA UFU; À COMPLEXIDADE DE SENTIDOS NAS SUAS RELAÇÕES COM O SABER; E AO QUE PROPÕEM PARA A PLURALIZAÇÃO DAS CHANCES. CONSTATAMOS QUE OS PROBLEMAS DAS REPROVAÇÕES REPETITIVAS E DOS JUBLILAMENTOS ESTÃO PROFUNDAMENTE RELACIONADOS A UMA COMBINAÇÃO DE DIFERENTES FATORES TAIS COMO: DESPREPARO PARA AS AGILIDADES DAS TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS, DESMOTIVAÇÃO, DIFICULDADES EM CONCILIAR TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, RELAÇÕES E COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL, DESPREPARO DIDÁTICO E METODOLÓGICO DE ALGUNS PROFESSORES, DIFICULDADES FINANCEIRAS DOS ALUNOS. NOSSA INTENÇÃO FOI CONTRIBUIR PARA QUE ESTUDANTES, PROFESSORES, GESTORES DA ÁREA DO ENSINO SUPERIOR, POSSAM REPENSAR CRÍTICA E CRIATIVAMENTE SEU COTIDIANO E COMO SÃO CONSTRUÍDAS AS CONCEPÇÕES QUE OS MOBILIZAM EM SUAS PRÁTICAS.