Resumen:
A EDUCAÇÃO SUPERIOR TEM SIDO CONSIDERADA UMA FORMA PRIVILEGIADA DE ACESSO A MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA. ANUALMENTE, CERCA DE DEZ CANDIDATOS POR VAGA SE INSCREVEM PARA O ACESSO ÀS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. A UNIVERSIDADE É UM CAMPO DE PLURALIDADE, DIVERSIDADE, EMBATE, CONSTRUÇÃO DE TEORIAS E ESPAÇO DE DAR VOZ. A MAIORIA DAS PESSOAS QUE BUSCAM A UNIVERSIDADE TEM COMO EXPECTATIVA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ENTRETANTO, TORNAR-SE PROFISSIONAL É UMA QUESTÃO INQUIETANTE, POIS EXIGE O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE PROPOR ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS E ÉTICAS PARA OS DESAFIOS PESSOAIS E COLETIVOS DE DETERMINADO MOMENTO HISTÓRICO, CONCILIANDO CONDIÇÕES OBJETIVAS E DESEJOS. IMERSOS EM MUDANÇAS SOCIAIS INTENSAS, OS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR PROCESSAM PSIQUICAMENTE TRABALHOS SUBSTANCIAIS QUE AFETAM SUA SUBJETIVIDADE. A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE FAZ PARTE DA CONDIÇÃO DO HOMEM COMO SER PRODUTOR E PRODUZIDO EM DADA REALIDADE SOCIAL. NÃO SE PODE ABRIR MÃO DA REPRESENTAÇÃO DE SI PRÓPRIO, MESMO QUE ELA SÓ POSSA SER APREENDIDA EM PARTE. ORIENTADA POR MÚLTIPLAS IDENTIFICAÇÕES, A IDENTIDADE NÃO COMPORTA O TODO PSÍQUICO, PORÉM TEM IMPORTANTE FUNÇÃO RELACIONAL, APRESENTANDO O SUJEITO E DIFERENCIANDO-O DOS DEMAIS. CONVIVER MELHOR COM A PRÓPRIA DIFERENÇA E COM AS DIFERENÇAS NOS OUTROS É PROPÍCIO À QUALIDADE DAS INTERAÇÕES, À POSSIBILIDADE DE SAIR DA ESTAGNAÇÃO E VIVER MUDANÇAS. A ESCOLHA É UM PROCESSO COMPLEXO, COM IMPLICAÇÕES COGNITIVAS, AFETIVAS, CONATIVAS E SÓCIO-HISTÓRICAS, NO QUAL A MANEIRA COMO O INDIVÍDUO SE PERCEBE DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL. O TRABALHO PSÍQUICO DE ELABORAÇÃO DE LUTOS QUE SE IMPÕE EM MOMENTOS DE TRANSIÇÃO, COMO A ADOLESCÊNCIA, É IMPRESCINDÍVEL PARA A LIBERAÇÃO DOS RECURSOS SUBJETIVOS QUE PODEM SE RENOVAR PELA CONDIÇÃO DE FAZER-SE RECONHECER E ESTABELECER TROCAS. NESTE ESTUDO FORAM INVESTIGADAS AS AUTOREPRESENTAÇÕES DOS CANDIDATOS AO ACESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPR EM 2005 E OS DADOS DOS QUESTIONÁRIOS SÓCIO-EDUCACIONAIS DE INSCRIÇÃO PARA O VESTIBULAR NO PERÍODO 2001-2006. POR INTERMÉDIO DE QUESTIONÁRIOS, PESQUISARAM-SE AS CONCEPÇÕES DE 558 ESTUDANTES DURANTE SUAS EXPERIÊNCIAS NO VESTIBULAR E NO REGISTRO ACADÊMICO. FUNDAMENTADAS NA LITERATURA (RELATIVA A ADOLESCÊNCIA E INÍCIO DA IDADE ADULTA, CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE, ESCOLHAS, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO), AS ANÁLISES CONDUZIRAM À VISUALIZAÇÃO DE OPERADORES DO CONCEITO DE AUTO-REPRESENTAÇÃO, ARTICULADOS EM DOIS EIXOS ? EIXO ESTABILIZADOR (ENGAJAMENTO, RELACIONAMENTO) E EIXO DE TRANSIÇÃO OU MOVIMENTO (CAPACIDADE DE SUPERAR E EMPREENDER) E QUATRO PONTOS DE CONFLITO (RESISTÊNCIA E/OU EMPUXO AO MOVIMENTO), REPRESENTADOS PELO MEDO, O ISOLAMENTO, A INSATISFAÇÃO E A EXCLUSÃO. O MODELO ELABORADO DE ESCALA DE AUTO-REPRESENTAÇÃO, MESMO ESTANDO EM FASE DE CONFIRMAÇÃO, OFERECE VÁRIAS POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO DO CONCEITO E, APLICADO EM DIFERENTES SUBGRUPOS, PODE CONTRIBUIR PARA AMPLIAR A COMPREENSÃO DOS ELEMENTOS QUE SE ENTRELAÇAM NA LIBERAÇÃO OU NO BLOQUEIO DE RECURSOS SUBJETIVOS NOS PROCESSOS DE MUDANÇA.