Resumen:
ESTE TRABALHO ABORDA OS CURSINHOS PRÉ-VESTIBULARES ALTERNATIVOS EXISTENTES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA DÉCADA DE 90. ESSAS ORGANIZAÇÕES SURGIRAM NO MOMENTO EM QUE O ENSINO MÉDIO MAIS QUE DOBROU SUA MATRÍCULA, INCORPORANDO A CAMADA SOCIAL MAIS POBRE DA POPULAÇÃO. PROCURANDO GARANTIR O INGRESSO DESSES ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR, TAIS PRÉ-VESTIBULARES, ALÉM DE OFERECER O CURSO A PREÇOS POPULARES, PASSARAM A LUTAR POR POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA QUE GARANTISSEM A IGUALDADE NO ACESSO, EM ESPECIAL PARA OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA E ESTUDANTES AFRODESCENDENTES. A PRESSÃO EXERCIDA JÁ PRODUZIU ALGUNS RESULTADOS, COMO A ISENÇÃO DE TAXA EM ALGUNS EXAMES SELETIVOS E UM MAIOR DEBATE SOBRE A DESIGUALDADE NO ACESSO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. OBSERVOU-SE EM ESPECIAL AS ALTERAÇÕES NO VESTIBULAR DA USP, JÁ QUE ESTA CONCENTRA O MAIOR NÚMERO DE VAGAS PÚBLICAS DAQUELE MUNICÍPIO.