Resumo:
A EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA, EM ESPECIAL A EDUCAÇÃO ONLINE, VEM SENDO ALÇADA À CONDIÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA NO BRASIL SOB INSPIRAÇÃO DE TÉCNICOS E FORMULADORES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS, EM ESPECIAL O BANCO MUNDIAL E A UNESCO. O DISCURSO DA MELHORIA DA QUALIDADE NOS SISTEMAS EDUCATIVOS INFLUENCIA ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE E DOS PROFESSORES E EM CONSTANTES REFORMAS CURRICULARES RECÉM PRODUZIDAS. A QUALIDADE ESTÁ PRESENTE NAS FALAS DE GESTORES NOS TRÊS NÍVEIS DE GOVERNO (MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL), OU MESMO DE POLÍTICOS CANDIDATOS AOS CARGOS LEGISLATIVOS. CONSIDERANDO AS PROPORÇÕES QUE ESSA MODALIDADE EDUCATIVA VEM ATINGINDO, NOSSA PREOCUPAÇÃO COM O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM OBSERVAR AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ACERCA DA AUTONOMIA E DEMOCRACIA, PRESENTES OU NÃO, NESSES ESPAÇOS VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POR ENTENDER QUE A QUALIDADE, PALAVRA POLISSÊMICA, DEPENDE DO GRAU DE AUTONOMIA E DEMOCRACIA QUE ESTES AMBIENTES OFERECEM AOS SEUS ATORES. CONCLUÍMOS O ESTUDO COM A OBSERVAÇÃO DE QUE AS PALAVRAS AUTONOMIA E DEMOCRACIA SÃO UTILIZADAS DE DIFERENTES MANEIRAS E TÊM SIGNIFICADOS DIFERENTES PARA ALUNOS E PROFESSORES. TAL FATO TEM CORRELAÇÃO COM A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PRESENTE NO IMAGINÁRIO DE ALUNOS E PROFESSORES, DEVENDO QUE ESSES EXPLICITEM AO MÁXIMO ESSAS DIFERENÇAS, PARA QUE NA PLURALIDADE DE POSIÇÕES SE ENCONTREM OS CAMINHOS INSTAURADORES DA AUTONOMIA E DA DEMOCRACIA EM UM ENSINO DE QUALIDADE.