Resumo:
O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU AS CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES NÃO OBRIGATÓRIAS NAS MUDANÇAS PESSOAIS PERCEBIDAS POR UNIVERSITÁRIOS MATRICULADOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA, LOCALIZADA NO INTERIOR PAULISTA. AS ATIVIDADES NÃO OBRIGATÓRIAS SÃO EXPERIÊNCIAS QUE SE ENCONTRAM SOB RESPONSABILIDADE DA INSTITUIÇÃO PORÉM, NÃO SÃO EXIGIDAS PARA A INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS E OS DADOS INDICAM QUE OS UNIVERSITÁRIOS PARTICIPAM DE DIVERSAS ATIVIDADES NÃO OBRIGATÓRIAS COM CARACTERÍSTICAS DISTINTAS COMO TRABALHO, EXPERIÊNCIAS QUE POSSIBILITAM CONTATO COM OS PARES E DOCENTES, INFLUÊNCIAS INSTITUCIONAIS, ACADÊMICAS, VIAGENS, ENTRE OUTRAS E A VIVÊNCIA DESTAS ATIVIDADES POSSIBILITOU ALTERAÇÕES ASSOCIADAS AO HUMANITARISMO, COMPETÊNCIA INTERPESSOAL E PRÁTICA, CONHECIMENTOS E HABILIDADES ACADÊMICAS E COMPLEXIDADE COGNITIVA. OS UNIVERSITÁRIO APONTAM A INSTITUIÇÃO ENQUANTO RESPONSÁVEL PELAS CONDIÇÕES QUE PROPICIAM A VIVÊNCIA DESTAS EXPERIÊNCIAS. ESTES RESULTADOS CONFIRMAM DADOS DA LITERATURA SEGUNDO OS QUAIS AS EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS ULTRAPASSAM OS LIMITES DA SALA DE AULA E DAS EXIGÊNCIAS CURRICULARES OBRIGATÓRIAS.