Resumo:
ESTA PESQUISA REFERE-SE À QUESTÃO DA CIRCULAÇÃO HUMANA E DESENVOLVE A PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. A COMPLEXA SITUAÇÃO RELATIVA À CIRCULAÇÃO HUMANA TEM SUSCITADO MUITAS INDAGAÇÕES. ESTA INVESTIGAÇÃO BUSCOU CONHECER COMO A REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DO DIRIGIR POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS/AS. FORAM UTILIZADAS DUAS ENTREVISTAS REFLEXIVAS, REALIZADAS DE MANEIRA COLETIVA, COMO INSTRUMENTO PARA A COLETA DE DADOS. A OPÇÃO PELA ENTREVISTA REFLEXIVA DEVEU-SE, DENTRE OUTROS FATORES, AO SEU CARÁTER DE INTERVENÇÃO, UMA VEZ QUE A ESCUTA ATENTA E RESPEITOSA PODE SER UM MOMENTO DE AJUDA, AO PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DOS/AS ENTREVISTADOS/AS. ESTE PROCEDIMENTO REFLEXIVO POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DOS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS RELATIVOS À CIRCULAÇÃO HUMANA E LEVANTOU FATORES INDICATIVOS DE PREVENÇÃO: AFIRMAÇÕES CATEGÓRICAS A RESPEITO DAS PRÓPRIAS HABILIDADES AO VOLANTE CEDERAM LUGAR AO RECONHECIMENTO DE QUE AINDA HÁ ESPAÇO PARA SEU APERFEIÇOAMENTO; O OLHAR RELATIVO AO OUTRO FOI SE MODIFICANDO, DE MANEIRA A CONSIDERÁ-LO PARCEIRO, E NÃO ADVERSÁRIO; A PRESERVAÇÃO DA VIDA SENDO CONSIDERADA UM VALOR, EM DIREÇÃO A UM QUEFAZER MAIS PRUDENTE, NO ESPAÇO COMPARTILHADO DO TRÂNSITO. ESTES RESULTADOS RATIFICAM A PROPOSTA DE QUE É POSSÍVEL (E DESEJÁVEL) PENSAR A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA.