Abstract:
A CONSTRUÇÃO CIVIL É CONHECIDA COMO O SETOR DA ECONOMIA BRASILEIRA QUE EMPREGA O MAIOR NÚMERO DE TRABALHADORES ANALFABETOS OU SEMI-ANALFABETOS E COM POUCA OU NENHUMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. O PRESENTE ESTUDO SE DÁ COM OS JOVENS TRABALHADORES QUE DESEMPENHAM FUNÇÕES QUE NÃO NECESSITA DE NENHUMA QUALIFICAÇÃO. SÃO OS SERVENTES E AJUDANTES CONHECIDOS DENTRO DO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, COMO ORELHA-SECA E O MEIA-COLHER, QUE PARTICIPARAM DE PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA. O OBJETIVO DO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR COMO ESSES JOVENS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL LIDARAM COM OS PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO OFERECIDOS PELA EMPRESA CONSTRUTORA. UM DOS OBJETIVOS DECLARADO DA EMPRESA EM INVESTIR EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE SEUS FUNCIONÁRIOS É A OBTENÇÃO DAS CERIFICAÇÕES ISO?S 9000 E PBPQ-H. DE NATUREZA QUALITATIVA A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UM ENTENDIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO POPULAR E A PREPARAÇÃO DOS JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. O ESTUDO DEMONSTROU QUE OS JOVENS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL HABITUALMENTE PARTICIPAM DO PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO NA EMPRESA. NA CONCLUSÃO DESTE TRABALHO PODEREMOS VERIFICAR A IMPORTÂNCIA QUE ESTES TRABALHADORES TEM NO PROCESSO PRODUTIVO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E QUE EXISTE CONTRADIÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS ENTRE OS INTERESSES DA EMPRESA E DOS TRABALHADORES.