dc.contributor.advisor |
MOTTA, Manoel Francisco De Vasconcelos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
PELISSARI, Neiva Terezinha |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
MT |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:45:02Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:45:02Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1024 |
|
dc.description |
BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A CONSTRUÇÃO CIVIL É CONHECIDA COMO O SETOR DA ECONOMIA BRASILEIRA QUE EMPREGA O MAIOR NÚMERO DE TRABALHADORES ANALFABETOS OU SEMI-ANALFABETOS E COM POUCA OU NENHUMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. O PRESENTE ESTUDO SE DÁ COM OS JOVENS TRABALHADORES QUE DESEMPENHAM FUNÇÕES QUE NÃO NECESSITA DE NENHUMA QUALIFICAÇÃO. SÃO OS SERVENTES E AJUDANTES CONHECIDOS DENTRO DO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, COMO ORELHA-SECA E O MEIA-COLHER, QUE PARTICIPARAM DE PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA. O OBJETIVO DO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR COMO ESSES JOVENS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL LIDARAM COM OS PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO OFERECIDOS PELA EMPRESA CONSTRUTORA. UM DOS OBJETIVOS DECLARADO DA EMPRESA EM INVESTIR EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE SEUS FUNCIONÁRIOS É A OBTENÇÃO DAS CERIFICAÇÕES ISO?S 9000 E PBPQ-H. DE NATUREZA QUALITATIVA A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UM ENTENDIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO POPULAR E A PREPARAÇÃO DOS JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. O ESTUDO DEMONSTROU QUE OS JOVENS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL HABITUALMENTE PARTICIPAM DO PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO NA EMPRESA. NA CONCLUSÃO DESTE TRABALHO PODEREMOS VERIFICAR A IMPORTÂNCIA QUE ESTES TRABALHADORES TEM NO PROCESSO PRODUTIVO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E QUE EXISTE CONTRADIÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS ENTRE OS INTERESSES DA EMPRESA E DOS TRABALHADORES. |
pt_BR |
dc.format.extent |
612276 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO |
pt_BR |
dc.subject |
JOVENS TRABALHADORES |
pt_BR |
dc.subject |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JUVENTUDE E TRABALHO |
pt_BR |
dc.subject.other |
TRABALHO - Programas de qualificação profissional e apoio à inserção de jovens |
pt_BR |
dc.title |
ALFABETIZAR E QUALIFICAR O ORELHA-SECA E O MEIA-COLHER: UM DESAFIO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL |
pt_BR |